
Terremoto de magnitude 6,0 deixa mais de 800 mortos no Afeganistão
Por Redação
01/09/2025 às 08:30

Foto: Reprodução/X
Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu o Afeganistão na madrugada desta segunda-feira (1º), no horário local (tarde de domingo no Brasil), e deixou mais de 800 mortos e cerca de 2,8 mil feridos. Equipes de resgate buscam vítimas sob escombros, segundo o governo afegão.
Centenas de feridos foram levados ao hospital, afirmou o chefe de informações local. Equipes de resgate vasculhavam os escombros das casas em busca de sobreviventes.
O terremoto de magnitude 6,0 ocorreu no leste do país, a cerca de 130 km da capital Cabul, e teve uma profundidade de 8 km —considerado próximo à superfície, o que causa maior destruição. Casas de barro e pedra foram destruídas em bairros perto da fronteira com o Paquistão, segundo autoridades afegãs.
Cinco tremores secundários, cujas magnitudes variaram entre 4,3 e 5,2, foram registrados nas horas seguintes ao terremoto inicial, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
Os tremores atingiram a província de Kunar, que tem histórico de terremotos e enchentes. Segundo o governo, o local é remoto e difícil de realizar buscas. Estradas que levam à região foram bloqueadas por conta dos terremotos, e equipes de emergência utilizaram realizaram helicópteros para auxiliar no resgate de vítimas.
O Afeganistão é propenso a terremotos mortais, especialmente na cordilheira Hindu Kush, onde as placas tectônicas da Índia e da Eurásia se encontram. Uma série de terremotos no oeste do país matou mais de 1.000 pessoas no ano passado.
Informações do G1

Relacionadas
Trump envia navios de guerra para Venezuela por promessa de combate às drogas
20/08/2025 às 11:00
Por Redação
Trump anuncia que prepara reunião entre Zelensky e Putin para acordo de paz na Ucrânia
19/08/2025 às 08:00
Por Redação
Bolívia escolherá presidente em 2º turno entre dois candidatos de direita e encerra domínio da esquerda após 20 anos
18/08/2025 às 10:30
Por Redação
