Home
/
Notícias
/
Política
/
Trump avalia revogar vistos de autoridades brasileiras na Assembleia Geral da ONU
Trump avalia revogar vistos de autoridades brasileiras na Assembleia Geral da ONU
Por Redação
06/09/2025 às 09:00

Foto: Ricardo Stuckert /PR
O governo de Donald Trump considera impor restrições de viagem à delegação brasileira que participará da Assembleia Geral da ONU, em setembro, segundo um documento do Departamento de Estado dos EUA obtido pela agência Associated Press nesta quinta-feira (4).
Segundo a reportagem, as medidas, que ainda estão em análise, poderiam atingir não apenas o Brasil, mas também delegações do Irã, Sudão e Zimbábue. Entre as opções discutidas estão a revogação de vistos de autoridades estrangeiras que pretendem comparecer ao encontro.
Em recente declaração, Trump comentou sobre a possibilidade de sanções, afirmando que “iria ver”, em resposta a uma pergunta sobre medidas específicas contra integrantes da delegação brasileira. Ainda não está definido se as restrições afetariam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou apenas membros de escalão inferior.
O Brasil tradicionalmente ocupa posição de destaque na abertura da Assembleia Geral, sendo o primeiro país a discursar, seguido pelos Estados Unidos. Em 2024, Lula compareceu à abertura com mais de 100 pessoas em sua comitiva, incluindo sete ministros. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, chegou a Nova York antes do presidente e participou de eventos, incluindo gravação de vídeo no Central Park e participação em evento na Columbia University.
A possível medida americana é interpretada como retaliação ao aumento tarifário de 50% imposto por Trump sobre produtos brasileiros, com motivação tanto política quanto econômica. O presidente norte-americano também tem defendido o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente julgado pelo STF, e já aplicou restrições contra ministros da corte brasileira, incluindo Alexandre de Moraes.
Informações da Gazeta Brasil
Relacionadas
Governo Lula lança plano nacional de combate ao crime organizado nesta segunda-feira
11/05/2026 às 08:12
Por Henrique Spínola
Crise no PSDB, sucessão da Câmara e STF: Carlos Muniz segue no centro do jogo político em Salvador
11/05/2026 às 07:34
Por Evilásio Júnior
Duda Sanches aposta em nominata forte do PSDB e diz que partido pode surpreender na disputa proporcional
07/05/2026 às 07:23
Por Evilásio Júnior



