Home
/
Notícias
/
Política
/
População do Rio aprova megaoperação de segurança, segundo pesquisas; veja números
População do Rio aprova megaoperação de segurança, segundo pesquisas; veja números
Por Redação
02/11/2025 às 10:30

Foto: Reprodução/Redes sociais
A população do Rio de Janeiro demonstra apoio majoritário às recentes operações de segurança e ações contra o crime organizado no estado, de acordo com dados de duas pesquisas realizadas pela AtlasIntel e pelo Paraná Pesquisas. Os levantamentos indicam, no entanto, uma divisão de opiniões sobre o impacto real dessas operações na redução da criminalidade e uma baixa aprovação do Governo Federal no combate ao tráfico de drogas.
O estudo da Atlas Intel revela que 87% dos moradores de favelas cariocas aprovam a megaoperação. A desaprovação nesse segmento atinge 12%. Quando a análise se estende para toda a população da cidade do Rio, 55% aprovam as ações, enquanto 40% as desaprovam.
O Instituto Paraná Pesquisas também aponta um alto índice de aprovação. Quase 70% dos entrevistados se manifestam a favor das operações realizadas nos últimos dias, e 25% se declaram contra.
A pesquisa também questiona o público sobre a eficácia dessas ações em relação ao cenário de violência no estado. De acordo com o Paraná Pesquisas, 53% dos moradores acreditam que as operações estão ajudando a reduzir a criminalidade. Em contraste, 41% dos entrevistados avaliam que as ações estão agravando a violência.
Avaliação dos Políticos e a Responsabilidade pela Segurança
Os levantamentos também traçam um panorama da percepção pública sobre a atuação de líderes políticos no combate ao tráfico de drogas na capital fluminense.
O trabalho do governador do Rio, Cláudio Castro, é avaliado como "Bom ou Ótimo" por 33% dos entrevistados. A avaliação "Regular" é dada por 30%, e 32% consideram o trabalho "Ruim ou Péssimo".
A atuação do Governo Federal no combate ao tráfico de drogas recebe uma aprovação significativamente menor. Apenas 14% dos entrevistados avaliam o trabalho do presidente Lula como "Ótimo ou Bom". A nota "Regular" é dada por 26,5% , enquanto a maioria, 56%, considera a atuação da União "Ruim ou Péssima".
O Paraná Pesquisas também investiga de quem é a responsabilidade pela solução da segurança pública na cidade do Rio de Janeiro. A maioria dos entrevistados aponta a responsabilidade para o Governo Estadual (45%). Em seguida, 41% consideram que a responsabilidade principal é do Governo Federal. Apenas 6% responsabilizam a Prefeitura.
Pesquisa revela que 70% dos cariocas apoiam megaoperações
O levantamento, conduzido pelo renomado Instituto Paraná Pesquisas revela que o sentimento popular contrasta fortemente com as críticas de parte da mídia e de organizações de direitos humanos.
De acordo com a pesquisa, apresentada pelo diretor do instituto, Murilo Hidalgo, 69,6% dos entrevistados se declararam a favor de megaoperações policiais como as realizadas nos últimos dias. Apenas 25,8% se mostraram contrários, enquanto 4,6% não souberam ou não opinaram.
População quer mais operações e critica governos
A pesquisa foi além e mostrou que o apoio não se limita às ações já realizadas. Quando perguntados se deveriam ocorrer mais operações como esta, 67,9% dos entrevistados responderam que sim, indicando um desejo por uma postura ainda mais enérgica do Estado contra o crime.
Outros dados relevantes apresentados foram:
- Percepção de Exageros: A maioria (60,1%) acredita que não houve exageros por parte das forças policiais, contra 29,4% que acreditam que sim.
- Impacto na Criminalidade: 53,1% dos cariocas acreditam que as operações estão ajudando a reduzir a criminalidade, enquanto 41,6% pensam que elas estão agravando a violência.
- Avaliação dos Governos: O trabalho do Governador Cláudio Castro no combate ao tráfico é visto como ótimo/bom por 33,4% e ruim/péssimo por 33,4%, mostrando uma sociedade dividida. Já o trabalho do Presidente Lula na mesma área tem uma desaprovação massiva, com 56,1% avaliando como ruim ou péssimo.
O instituto Paraná Pesquisas também perguntou de quem é a responsabilidade pela solução da situação da segurança pública na cidade do Rio de Janeiro. 45% disseram que é do governo estadual, 41% responderam que é do governo federal, e 6% responsabilizaram a prefeitura pela solução.
Os números apresentados pelo Instituto Paraná Pesquisas oferecem uma poderosa ferramenta para entender o complexo cenário da segurança pública no Rio: enquanto o debate público se divide, a população que sofre com a violência diária parece ter uma opinião clara e majoritária a favor de uma resposta dura do Estado.
Informações da Band
Relacionadas
SindilimpBA e Suíca denunciam ação contra população de rua e cobram mais humanidade da prefeitura de Salvador
02/11/2025 às 11:00
Por Redação
Em Morro do Chapéu, Governo do Estado lança oficialmente o projeto Visite a Bahia
01/11/2025 às 14:00
Por Redação



