Home
/
Notícias
/
Notícias
/
Diretor-geral do Inema participa da estreia do CBN Ambiental e fala sobre os principais desafios da pasta
Diretor-geral do Inema participa da estreia do CBN Ambiental e fala sobre os principais desafios da pasta
Por Redação
25/10/2025 às 10:00

Foto: Divulgação
O diretor-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Eduardo Topázio, participou na manhã deste sábado (25) da estreia do programa CBN Ambiental, transmitido pela Rádio CBN Salvador (100,7 FM). A nova atração é comandada pelo ativista ambiental Marcell Moraes e pela radialista Fernanda Cruz, com foco em temas relacionados à sustentabilidade e preservação ambiental.
Durante a entrevista, Topázio destacou as principais ações do órgão, abordando temas como gestão de fauna, recursos hídricos e fiscalização ambiental. Segundo ele, embora o Inema exerça papel fiscalizador, a responsabilidade pela preservação dos recursos naturais deve ser compartilhada entre o poder público e a sociedade.
“A política ambiental, na essência, é comando e controle. Então, é fiscalizar e autorizar. É polícia, em síntese. Eu acho que isso não é solução. Você tem que fazer um trabalho prévio”, afirmou.
O diretor também explicou que a política de recursos hídricos permite um diálogo mais amplo com a sociedade e oferece instrumentos mais eficazes para o uso racional da água.
“A política de águas e de recursos hídricos é muito mais avançada. O Inema foi criado em 2011 justamente para reunir essas políticas sob o mesmo teto. A água não vem em público, ela pertence às pessoas, ao cidadão. Não é do governo. O governo passa, mas as pessoas continuam vivendo. Então, é um bem público, e todos têm direito ao uso. Cabe ao Estado agir com racionalidade para garantir que isso ocorra.”
Topázio ressaltou ainda que o modelo de integração adotado na Bahia, reunindo atribuições equivalentes às do Ibama, ICMBio e Agência Nacional de Águas (ANA), tem servido de referência para outros estados.
Ao comentar sobre os desafios ambientais nas grandes cidades, o diretor criticou a canalização de rios urbanos, prática comum em décadas passadas e que ainda causa impactos negativos.
“Nos grandes centros, eu sempre fui radicalmente contra a canalização dos rios. Eu acho que isso é uma aberração. Eu sou engenheiro, e sei o quanto essa intervenção gera impactos ambientais e sociais profundos”, pontuou.
O programa CBN Ambiental vai ao ar aos sábados, com entrevistas e reportagens voltadas à educação ambiental e à conscientização sobre a preservação dos ecossistemas baianos.
Relacionadas
Seminário Diálogo Florestal mobiliza participantes em Abaré e conecta Bahia ao debate nacional da COP30
04/11/2025 às 18:30
Por Redação
Comércio deve crescer 9% no mês da Black Friday, estima Fecomércio BA
04/11/2025 às 15:00
Por Redação
Salvador recebe maior encontro de associações de usuários do setor logístico do Brasil
04/11/2025 às 12:05
Por Redação



