Home

/

Notícias

/

Política

/

Diego Castro apresenta projeto que proíbe uso de banheiros nas escolas baianas com base na identidade de gênero

Diego Castro apresenta projeto que proíbe uso de banheiros nas escolas baianas com base na identidade de gênero

Por Redação

29/02/2024 às 16:00

Imagem de Diego Castro apresenta projeto que proíbe uso de banheiros nas escolas baianas com base na identidade de gênero

O deputado estadual Diego Castro (PL) apresentou, nesta quinta-feira (29), um Projeto de Lei que propõe a proibição do uso de banheiros em escolas, tanto públicas quanto privadas, com base na identidade de gênero, ou seja, no gênero com o qual a pessoa se identifica.

Diego justificou sua proposta com base na “sensibilidade e importância da infância e adolescência” no processo de formação humana. Ele destacou que “o ambiente escolar, após o familiar, é onde as crianças e adolescentes passam a maior parte do tempo, merecendo especial atenção em relação à proteção dos direitos e garantias fundamentais”.

O deputado ressaltou que entre esses direitos fundamentais está “a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem, garantidos pela Constituição Federal”. “Sua proposta visa garantir essa inviolabilidade no ambiente escolar, especialmente nos banheiros e vestiários, onde os alunos podem estar total ou parcialmente despidos na presença de outros”, disse Diego.

Diego argumentou ainda que “obrigar os alunos a compartilhar esses espaços com pessoas do sexo biológico oposto pode causar constrangimento, vergonha e danos psicológicos, além de aumentar o risco de crimes como agressão sexual, molestamento, estupro, voyeurismo e exibicionismo”.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.