Home

/

Notícias

/

Política

/

Ana Paula Matos confirma saída do PDT, é cortejada por Republicanos e PSDB e descarta candidatura em 2026

Ana Paula Matos confirma saída do PDT, é cortejada por Republicanos e PSDB e descarta candidatura em 2026

Por Redação

17/02/2026 às 14:09

Imagem de Ana Paula Matos confirma saída do PDT, é cortejada por Republicanos e PSDB e descarta candidatura em 2026

Foto: Adam Vidal / Secom

A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, confirmou que vai deixar o PDT e revelou que tem sido disputada por diferentes partidos da base do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), a exemplo de Republicanos e PSDB. Apesar da movimentação, ela descartou candidatura nas eleições de 2026 e afirmou que pretende atuar na coordenação da campanha do grupo político.

Em entrevista ao Blog do Vila, ao falar sobre a saída do seu partido, a também secretária municipal de Cultura e Turismo citou diretamente o reposicionamento da legenda no cenário estadual e vinculou sua decisão à lealdade ao projeto político do seu grupo.

“Na medida que o meu partido anuncia a ida para um outro lado, a gente tem que se posicionar, manter a lealdade ao projeto de ACM Neto. Então, eu vou mudar de partido”, admitiu.

Entre os destinos possíveis, o Republicanos aparece como um dos principais interessados. A vice-prefeita revelou ter sido convidada pessoalmente pelo deputado federal Márcio Marinho.

“O Republicanos é um dos partidos que carinhosamente me convidou, com o Bispo Márcio Marinho, que é um amigo querido. Então é um partido que é do meu coração, mas eu tenho outros partidos, eu não vou decidir agora”, ponderou.

Ana Paula fez questão de afastar qualquer interpretação de que não teria espaço real na legenda, que refuta a hipótese de ser “barriga de aluguel”“Certamente essa frase não tem a ver comigo, porque o Bispo já me convidou com muito carinho e muito amor.” 

O PSDB também entrou no radar. Segundo ela, o convite partiu do líder do partido na Câmara dos Deputados, Adolfo Viana, após o anúncio da aproximação da sigla com Ciro Gomes.

“O presidente Adolfo Viana já me ligou também. É um partido também do coração”, disse. Embora não tenha sido citado por ela, o PP e o União Brasil também já fizeram acenos para abrigar a titular da Secult.

Ela indicou que a decisão será tomada apenas após fevereiro, em alinhamento com as principais lideranças do grupo.

“Acabado o Carnaval, vou conversar com o meu grupo político, com o Neto, com o Bruno, e a gente toma uma decisão”, declarou.

Apesar de ter o nome cogitado para futuras disputas, Ana Paula descartou candidatura no próximo ciclo eleitoral e afirmou que seu foco será ajudar ACM Neto. “Descartada, em 26. Eu estou me candidatando a ajudar a coordenar a campanha de Neto”, colocou-se.

Ao mesmo tempo, deixou aberta a possibilidade de entrar na disputa dois anos depois: “Mas 28, se o grupo me convidar, eu vou estar à disposição.”

Ana Paula é cotada a ser o nome escolhido pelo prefeito Bruno Reis (União) para sua sucessão.

Confira o vídeo:

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.