Home
/
Notícias
/
Mundo
/
Troca de celulares e uma noite em cada lugar: oficiais do regime de Maduro entram em paranoia
Troca de celulares e uma noite em cada lugar: oficiais do regime de Maduro entram em paranoia
Por Redação
20/10/2025 às 09:30

Foto: Reprodução
Reportagem do jornal britânico Financial Times, publicada neste sábado (18), revelou que figuras próximas do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, estariam em estado de “paranoia” após o anuncio do presidente norte-americano Donald Trump, na última quarta-feira (15), de que autorizou a CIA a realizar operações secretas na Venezuela.
Segundo apuração do Financial Times, representantes do alto escalão do regime de Maduro trocaram de celular, estão dormindo em locais diferentes a cada noite e trocaram seus guarda-costas cubanos por novos contingentes de Havana.
“O protocolo de segurança determina que as autoridades se movam constantemente entre diferentes locais”, disse um general venezuelano ativo ao jornal britânico, acrescentando que eles estão se movendo entre Caracas e as cidades de Valência e Maracay.
Fontes nas forças de segurança descrevem a existência de uma "caça às bruxas" a possíveis dissidentes dentro as fileiras do regime. "Eles acusam qualquer um de traidor", disse um policial. "Eles estão nos espionando, de olho no que dizemos nos corredores e online."
Analistas militares disseram ao Financial Times que as forças armadas venezuelanas estão em péssimo estado de prontidão para lutar contra um inimigo externo, com muitos equipamentos inutilizáveis por falta de manutenção ou peças de reposição.
"O exército venezuelano só parece forte porque está lutando contra civis desarmados", disse uma figura da oposição, aludindo ao papel do exército na repressão à dissidência. No entanto, Maduro também comanda cerca de um milhão de milícias irregulares armadas que poderiam ser usadas para resistir a uma incursão americana.
Informações da Gazeta do Povo
Relacionadas
“Devem fazê-lo imediatamente”: Maduro rejeitou oferta; veja o que foi oferecido
01/12/2025 às 09:00
Por Redação
Trump eleva pressão sobre Maduro e diz que os EUA podem “agir pelo bem” ou “pela força”
26/11/2025 às 10:30
Por Redação
Direita soma 70,1% dos votos e impõe grande derrota à extrema-esquerda no Chile
17/11/2025 às 09:30
Por Redação



