Saúde Salvador

Home

/

Notícias

/

Política

/

Ministério Público denuncia suspeita de compra de votos em Cravolândia nas eleições de 2024

Ministério Público denuncia suspeita de compra de votos em Cravolândia nas eleições de 2024

Por Redação

10/10/2025 às 16:00

Imagem de Ministério Público denuncia suspeita de compra de votos em Cravolândia nas eleições de 2024

Foto: Divulgação

O Ministério Público Eleitoral (MPE) ofereceu denúncia à Justiça contra suspeitos de envolvimento em um esquema de compra de votos durante as eleições municipais de 2024 na cidade de Cravolândia, no interior da Bahia. A investigação, conduzida pela Polícia Federal, identificou fortes indícios da prática ilícita, envolvendo a entrega de benefícios em troca de apoio político.

O caso tramita sob sigilo no Juízo Eleitoral da Comarca de Ubaíra e será analisado conforme os procedimentos estabelecidos pela Justiça Eleitoral. A denúncia foi formalizada no âmbito do Inquérito Policial nº 0600001-22.2025.6.05.0709, vinculado ao 5º Juízo das Garantias do Núcleo 5, com atuação da Polícia Federal na Bahia.

Segundo a decisão judicial que encaminhou o processo para julgamento, o procedimento seguirá o que determina o artigo 12, parágrafo 2º, da Resolução Administrativa nº 26/2024 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA): após o oferecimento da denúncia, o caso deve ser imediatamente encaminhado ao juízo competente para instrução e julgamento.

O documento cita como investigado Gilson Segundo Almeida Gusmão Souza, candidato a vereador no município nas eleições de 2024. Os detalhes do suposto esquema e o número de pessoas envolvidas ainda não foram divulgados oficialmente.

A compra de votos é considerada crime eleitoral grave e, caso a denúncia seja confirmada em juízo, as sanções poderão incluir cassação de registro de candidatura, inelegibilidade e penas de prisão previstas na legislação eleitoral.

Prefeitura de Salvador

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.