Home
/
Notícias
/
Política
/
Lula defende reciprocidade e critica atitude dos EUA em caso envolvendo Polícia Federal
Lula defende reciprocidade e critica atitude dos EUA em caso envolvendo Polícia Federal
Por Henrique Spínola
23/04/2026 às 06:39

Foto: Ricardo Stuckert/PR
De acordo com Agência Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil adotará o princípio da reciprocidade após medidas tomadas pelos Estados Unidos contra um agente brasileiro.
A declaração foi feita nesta quarta-feira (22), ao comentar a decisão da Polícia Federal de retirar as credenciais de um agente norte-americano que atuava em Brasília.
“Fizeram conosco, vamos fazer com eles”
Durante a fala, Lula justificou a ação brasileira como resposta direta à postura dos EUA.
“Eles fizeram conosco, a gente vai fazer com eles”, afirmou o presidente, ao defender tratamento equivalente entre os países.
Segundo ele, a medida busca restabelecer equilíbrio nas relações e incentivar a retomada do diálogo diplomático.
Entenda o caso
A decisão do governo brasileiro ocorreu após autoridades dos Estados Unidos solicitarem a saída de um delegado da Polícia Federal que atuava no país.
O agente brasileiro participava de ações de cooperação internacional na área de segurança, com base em acordos firmados entre os dois países.
Como resposta, o Brasil retirou as credenciais do agente norte-americano que trabalhava em instalações da PF.
Relação bilateral em tensão
O episódio evidencia um momento de atrito diplomático entre Brasil e Estados Unidos, apesar da longa relação histórica entre as duas nações.
Em nota, o governo brasileiro criticou a forma como a decisão americana foi conduzida, afirmando que a medida não seguiu práticas diplomáticas adequadas.
Sinalização de diálogo
Apesar do tom firme, Lula indicou que o objetivo não é ampliar o conflito, mas abrir espaço para negociações.
Segundo o presidente, a expectativa é que os dois países possam retomar o diálogo e normalizar a cooperação institucional.
Relacionadas
Hamilton Assis critica Jerônimo e diz que PSOL não será 'puxadinho' do PT na Bahia
14/05/2026 às 14:30
Por Evilásio Júnior
Câmara aprova projetos sobre feminicídio, meio ambiente e direitos do consumidor em Salvador
14/05/2026 às 11:50
Por Evilásio Júnior
'O coração fica apertado', diz Adolfo Menezes ao se despedir da Alba rumo ao TCM
14/05/2026 às 11:49
Por Evilásio Júnior



