Home
/
Notícias
/
Notícias
/
50 debates para o Brasil: nova lei divide opiniões sobre agilidade e proteção ambiental
50 debates para o Brasil: nova lei divide opiniões sobre agilidade e proteção ambiental
Em debate na CBN, George Humbert defendeu que a nova legislação moderniza e dá segurança jurídica ao licenciamento, enquanto Carlos Nobre alertou para riscos de aumento da degradação ambiental em biomas brasileiros.
Por Redação
18/09/2026 às 06:14

Foto: CBN
A simplificação do licenciamento ambiental pode acelerar investimentos, mas também ampliar os riscos de desmatamento e degradação dos biomas brasileiros. O tema foi discutido na série 50 Debates para o Brasil, do Jornal da CBN, com o advogado e professor George Humbert e o cientista Carlos Nobre, professor titular da Cátedra Clima e Sustentabilidade da USP e copresidente do Painel Científico para a Amazônia.
Favorável à Lei Geral do Licenciamento Ambiental, Humbert afirmou que o Brasil precisava de uma legislação federal para organizar procedimentos que eram orientados principalmente por resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Conama. Segundo ele, a nova lei oferece segurança jurídica e atualiza o processo diante dos recursos tecnológicos disponíveis.
“O Brasil estava atrasado com relação a essa norma. Nós não tínhamos uma lei geral de licenciamento ambiental”, afirmou.
Humbert argumentou que ferramentas como imagens de satélite, drones e inteligência artificial podem contribuir para a fiscalização. Na avaliação dele, a simplificação dos processos de menor impacto permitirá que os órgãos públicos concentrem recursos e equipes nas atividades que oferecem maior risco.
Para o advogado, a legislação procura equilibrar proteção ambiental, desenvolvimento econômico e progresso social. Ele citou os rompimentos de barragens em Mariana e Brumadinho para sustentar que o modelo anterior não foi suficiente para evitar grandes desastres ambientais.
Relacionadas
Contran prorroga validade de CNHs vencidas desde junho; veja quem tem direito
17/09/2026 às 09:49
Por Redação
Delator detalha repasses de US$ 12,3 milhões para fundo ligado a filme sobre Bolsonaro
10/09/2026 às 07:49
Por Redação
Jovens trocam emprego tradicional por autonomia e redefinem relação com o trabalho
08/09/2026 às 06:47
Por Redação



