Tornado destrói 90% de cidade, deixa 750 feridos e mil desabrigados no Paraná
Por Redação
09/11/2025 às 12:00

Foto: © Ari Dias/AEN
O governo do Paraná anunciou uma série de medidas para socorrer os moradores de Rio Bonito do Iguaçu atingidos pelo tornado que deixou seis mortos, mais de 750 feridos, cerca de mil desabrigados e destruiu 90% da cidade em segundos. A tragédia mobilizou as três esferas políticas do país.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou solidariedade aos atingidos por meio de nota nas redes e mandou a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, ao município. Lula deve ir à Colômbia neste domingo para prestar “solidariedade” à Venezuela durante a cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Eleita deputada federal pelo Paraná, Gleisi esteve na cidade nesta tarde acompanhada de uma comitiva do governo federal. Segundo ela, o presidente determinou que todo apoio seja levado à população atingida.
“Estou muito impressionada com a destruição causada. Nunca havia visto uma situação desta natureza no Paraná. É muito triste. O governo federal dará todo o apoio necessário às populações atingidas e às prefeituras locais”, disse Gleisi, em nota.
Neste sábado, o governador Ratinho Junior (PSD) decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu. A medida foi reconhecida pelo Executivo federal e oficializada no Diário Oficial da União (DOU). Ratinho Junior também determinou luto oficial de três dias pelas vítimas do tornado.
O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Bovino (PSD), afirmou que o planejamento da reconstrução começará neste domingo (9). “Moro aqui há 64 anos. Fui o primeiro prefeito, estou no sexto mandato. Eu construí a cidade junto com meus vereadores, amigos e secretários. Enfrentamos essa tragédia e vamos construir o município pela segunda vez”, disse o prefeito em entrevista à GloboNews nesta noite.
“Quero dizer que não vou deixar nenhum cidadão de Rio Bonito desamparado, nem um metro de obra sem construir. Quero honrar [a cidade]. Acredito que seja meu último mandato, mas quero deixar tudo em ordem”, acrescentou. O prefeito destacou a articulação entre município, estado e União para enfrentar a crise. As equipes de resgate encerraram as buscas neste sábado (8). Não há desaparecidos.
O secretário das Cidades do Paraná, Guto Silva, destacou que o tornado durou cerca de 40 segundos. “As pessoas aqui apontam que foi tudo muito rápido, 30 a 40 segundos. Temos poucas imagens de celular diante da velocidade e do impacto. Imagine uma cidade de 14 mil habitantes praticamente destruída em questão de um minuto”, afirmou Silva à GloboNews. Todo o eixo central do município foi destruído, como mercados e escolas, além das residências.
Informações da Gazeta do Povo



