Salvador VLT

Home

/

Notícias

/

Política

/

Tiago Correia dispensa formalidades para votação de precatórios dos professores, mas governo rejeita emenda que ampliaria percentual repassado

Tiago Correia dispensa formalidades para votação de precatórios dos professores, mas governo rejeita emenda que ampliaria percentual repassado

Por Redação

17/09/2025 às 19:00

Imagem de Tiago Correia dispensa formalidades para votação de precatórios dos professores, mas governo rejeita emenda que ampliaria percentual repassado

Foto: Divulgação/ALBA

O deputado estadual Tiago Correia (PSDB), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), assinou nesta quarta-feira (17) a o requerimento de dispensa das formalidades que permitiu a votação e aprovação do abono extraordinário aos profissionais do magistério, porém, apresentou uma emenda. 

A base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), todavia, vetou a emenda modificava apresentada pelo bloco, em nome da bancada de oposição, que pretendia elevar de 20% para 30% o percentual dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef)  destinados aos professores, como ocorreu em 2023 e 2024. 

“Apenas gostaríamos que o governo seguisse a mesma lógica que foi aplicada nos anos anteriores, entendendo que essa categoria deve ser valorizada e deve ser reconhecida, e que esses 10% a mais com certeza serviriam como estímulo para que esses profissionais estivessem dando ainda mais o seu melhor na educação das futuras gerações. Mesmo diante da insensibilidade do governo, entendemos que o valor atual de certa forma já ajuda a reconhecer o trabalho desses profissionais”, disse Tiago Correia, ao orientar a minoria pelo voto favorável ao projeto.

Na justificativa da emenda, o líder da oposição destacou que o abono extraordinário é uma forma de fazer uma compensação justa e garantir que o valor destinado à educação seja efetivamente utilizado para fortalecer a carreira e o bem-estar dos profissionais da educação.

“Nós reconhecemos a importância que os docentes têm, não só na vida dos alunos, mas de toda a população do estado da Bahia, o que nos faz lamentar a falta de sensibilidade do governo em acolher esta emenda”, completou o deputado Tiago Correia.

ALBA
logo

Informação com imparcialidade

Siga

Política Bahia © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.