TCU adia decisão sobre inspeção no Banco Central no caso Banco Master
Por Redação
09/01/2026 às 08:07

Foto: Divulgação
O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) deve decidir apenas na primeira sessão após o recesso, em 21 de janeiro, se retoma ou não a inspeção no Banco Central sobre o processo de liquidação do Banco Master. A medida havia sido determinada pelo ministro Jhonatan de Jesus, relator do caso, mas foi suspensa na última quinta-feira (8), em meio a pressões políticas e institucionais. As informações são da CNN.
Segundo o jornal, ao levar a questão ao colegiado, o relator atendeu ao argumento do Banco Central de que uma decisão com esse impacto deveria ser deliberada pelo plenário do TCU. Fontes ouvidas pela CNN Brasil relataram que Jhonatan de Jesus teria sido convencido pelos demais ministros a paralisar o andamento do caso até o fim do recesso da Corte.
A inspeção é um instrumento de fiscalização acessório, utilizado para suprir lacunas de informação e esclarecer dúvidas específicas, diferentemente de uma auditoria. No caso, o relator havia solicitado, em 19 de dezembro, os fundamentos técnico-jurídicos da liquidação do Banco Master, respondidos pelo BC em 29 de dezembro. Considerando as informações insuficientes, Jhonatan autorizou a inspeção no dia 5, mas recuou três dias depois.
Relacionadas
Após queda, Moraes autoriza Bolsonaro a realizar exames médicos em Brasília
07/01/2026 às 10:31
Por Redação
TST diz que greve nos Correios não é abusiva, mas autoriza desconto
31/12/2025 às 12:00
Por Redação
BYD e empreiteiras fecham acordo de R$ 40 milhões por trabalho escravo em Camaçari
27/12/2025 às 10:30
Por Redação



