Home
/
Notícias
/
Política
/
SindilimpBA derruba tentativa de contratação irregular por cooperativas em serviços terceirizados em Barro Preto
SindilimpBA derruba tentativa de contratação irregular por cooperativas em serviços terceirizados em Barro Preto
Por Redação
08/08/2025 às 14:12

O SindilimpBA conquistou mais uma importante vitória em defesa dos trabalhadores. A entidade sindical conseguiu impugnar o Edital PE 014/2025 da prefeitura de Barro Preto, que previa, de forma irregular, a participação de cooperativas em licitação para serviços de limpeza e apoio operacional. A decisão foi formalizada junto à Comissão de Licitação do município, destacando que a contratação de cooperativas em serviços que exigem subordinação direta fere a Lei nº 12.690/2012. Essa prática, segundo o sindicato, pode configurar fraude trabalhista e comprometer direitos fundamentais da categoria, como a proteção legal e o vínculo empregatício.
De acordo com o setor jurídico do sindicato, essa prática de atuação de cooperativas nesse tipo de licitação fere princípios constitucionais como o da Dignidade da Pessoa Humana, e também os direitos sociais e trabalhistas previstos nos artigos 1º, 6º e 7º da Constituição Federal. Ao ignorar essas garantias, a administração pública corre o risco de gerar contratos frágeis e injustos, ampliando a desigualdade de condições entre os trabalhadores terceirizados.
“Essa é uma vitória da nossa categoria, que mostra a importância da atuação sindical. Conseguimos impedir uma prática irregular e vamos continuar lutando por condições dignas de trabalho para todos os profissionais da área”, afirma Ana Angélica Rabello, coordenadora-geral do SindilimpBA.
A impugnação apresentada reforça a responsabilidade legal das administrações públicas na contratação de prestadoras de serviço, defendendo que somente empresas regulares e com vínculos formais devem executar atividades que envolvam rotinas operacionais, apoio administrativo e conservação. A medida contribui para a valorização da categoria e evita prejuízos futuros tanto aos trabalhadores quanto ao próprio poder público, que poderia ser alvo de processos judiciais decorrentes de vínculos irregulares.
Para o representante da categoria, o ex-vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), “a atuação do SindilimpBA cumpre seu papel constitucional de zelar pelas condições dignas de trabalho e garantir que licitações e contratações públicas não violem os princípios do Direito do Trabalho, da moralidade administrativa e da dignidade da pessoa humana. O sindicato tem reforçado seu compromisso com a fiscalização e o enfrentamento de práticas que coloquem em risco os direitos da categoria em toda a Bahia”.
Relacionadas
Ivana Bastos descarta ser 'rifada' na Alba e avisa: 'PSD não é Angelo Coronel Futebol Clube'
16/01/2026 às 14:39
Por Redação
Lula recebe líder da União Europeia no Rio antes da assinatura do acordo Mercosul
16/01/2026 às 11:54
Por Redação
Bolsonaro terá cama de casal, chuveiro com água quente e TV em cela especial na Papudinha
16/01/2026 às 08:11
Por Redação



