Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Servidores do IBGE que participaram de greve têm até 100% dos salários descontados em pagamento de outubro

Servidores do IBGE que participaram de greve têm até 100% dos salários descontados em pagamento de outubro

Segundo apurou a CBN com fontes do instituto, o corte relativo a agosto e setembro foi feito de uma só vez e sem aviso prévio, comprometendo mais de 70% da renda de grande parte dos funcionários, mesmo com a produção já colocada em dia após o fim do movim

Por Redação

04/11/2026 às 19:21

Coleta de dados do Censo Demográfico.

Foto: Divulgação/IBGE

Servidores do IBGE que participaram de uma greve de dois meses tiveram até 100% dos salários descontados na folha de pagamento essa semana, referente a outubro. Segundo apurou a CBN com fontes do instituto, o corte relativo a agosto e setembro foi feito de uma só vez e sem aviso prévio, comprometendo mais de 70% da renda de grande parte dos funcionários, mesmo com a produção já colocada em dia após o fim do movimento.

O desconto é praxe e os servidores sabem que pode ocorrer, mas muitas das vezes é feito de forma parcelada enquanto é costurado um eventual acordo de compensação. Mas neste caso, mesmo com o trabalho posto em dia após o movimento, não só fizeram o desconto, como o fizeram sem aviso prévio e sem possibilidade de parcelamento segundo servidores ouvidos pela reportagem.

Em um ofício enviado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o sindicato da categoria, a ASSIBGE, pede a suspensão imediata da medida cautelar ou o parcelamento dos valores — alternativa já reconhecida como viável pela Procuradoria Federal.

IBGE

Divulgação / Hugo de Paula - IBGE

No documento entregue à pasta, a entidade afirma que a direção do IBGE vem fazendo exigências desproporcionais para atrasar o acordo de compensação dos dias parados e atravancar as tratativas com os servidores.

Até o momento, segundo o sindicato, não houve qualquer encontro com a direção para a negociação avançar.

Procurada, a direção do IBGE disse que o órgão tem autonomia institucional e atua em conformidade com as normas e orientações aplicáveis à Administração Pública Federal. Em nota, acrescenta que o Instituto seguiu as orientações do Ministério da Gestão e da Inovação e comunicou oficialmente ao sindicato que as negociações seriam iniciadas após o período de defeso eleitoral.

Fonte: CBN

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.