Servidor é acusado de fingir ser policial para extorquir pessoas na Bahia
Por Redação
10/05/2025 às 09:30

O servidor público da Prefeitura de Muritiba, no recôncavo baiano, Luciano Sá Sampaio, foi preso preventivamente, na quinta-feira, 8, por se passar por policial civil e extorquir algumas pessoas, no município.
As investigações foram iniciadas depois que duas vítimas procuraram a Delegacia Territorial da cidade para registar ocorrência.
"Ele dizia que tinha algumas informações privilegiadas da delegacia. Tipo: 'sei que na delegacia tem uma ocorrência contra você e, se você pagar, você fica livre, livre da apuração daquele caso'. Ele sabia de algum fato relacionado a alguma pessoa que ele poderia obter alguma vantagem, aí ele colocava o medo na pessoa e extorquia o dinheiro", explicou a delegada Mara Rosa, titular da DT de Muritiba.
"Ele tinha vários modus operandi. Um deles era esse [uso de supostas informações da delegacia] e outro ele ficava sabendo de alguma coisa que aconteceu com a pessoa e falava que ela estaria sendo ameaçada pelo tráfico", complementou.
Ainda segundo a delegada, embora somente duas pessoas tenham procurando a unidade policial para relatar o fato, há indícios de que Luciano tenha feito outras vítimas.
Ela não soube precisar desde quando o homem estava agindo, nem o montante real do prejuízo causado com a prática do crime. "A gente não tem muito certo [prejuízo], não. Uma delas [vítimas] disse que pagou R$ 6 mil, a outra pagou R$ 2 mil, mais ou menos em torno disso aí", disse.
Durante a ação, investigadores da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/ Leste) e da Delegacia Territorial de Muritiba, fizeram buscas na casa do suspeito, em São José de Itaporã, distrito de Muritiba.
No local, foram apreendidas vestimentas com emblemas da Polícia Civil da Bahia, acessórios militares (coldres e cinto tático) e três celulares. Luciano e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Territorial de Santo Antônio de Jesus, também no recôncavo baiano.
Carcereiro e pastor evangélico
Funcionário da Prefeitura de Muritiba, Luciano foi lotado na Delegacia Territorial da cidade por nove anos. "Ele era funcionário público municipal cedido para a delegacia, funcionava como carcereiro. Porém, vai fazer um ano que ele estava afastado da delegacia", disse a delegada Mara Rosa. .
Nas redes sociais, o homem se identifica como pastor vivendo pra Deus. Em uma postagem, de 2018, ele aparece em uma programação de uma rádio local como presbítero Luciano Sampaio. Agora, autuado por extorsão e usurpação da função pública, ele segue à disposição da Justiça.
O Portal A TARDE tentou contato com a Prefeitura de Muritiba, por meio de ligações, mas, até a publicação dessa matéria, não havia obtido êxito.
Informações do jornal A Tarde / Foto: Reprodução Redes Sociais
Relacionadas
Antes do BaVi, integrantes da Bamor viram alvo da PC por ataque a torcedor do Vitória
04/03/2026 às 08:19
Por Redação
PM prende cinco suspeitos e dois morrem após ação no bairro de Santa Cruz, em Salvador
03/03/2026 às 10:00
Por Redação
Homem é preso por suspeita de tentar abusar sexualmente de funcionária em loja na Bahia
02/03/2026 às 07:06
Por Redação



