Preço de hospedagens dispara em Brasília para dias próximos à posse de Lula
Um levantamento feito pela CBN mostra a disparada dos preços das hospedagens em Brasília nos dias próximos à posse do presidente Lula, em 5 de janeiro de 2027. Em um dos hotéis consultados pela reportagem, a diária para a virada do ano, no dia 31 de dezem
Por Redação
03/11/2026 às 22:17

Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert
Um levantamento feito pela CBN mostra a disparada dos preços das hospedagens em Brasília nos dias próximos à posse do presidente Lula, em 5 de janeiro de 2027. Em um dos hotéis consultados pela reportagem, a diária para a virada do ano, no dia 31 de dezembro, custa 556 reais. Já para os dias 4, 5 ou 6 de janeiro, a diária no mesmo hotel sobe para 5.223 reais . Em outro hotel, o valor passa de 660 para mais de 7 mil reais. Todos na região central da capital, perto da Esplanada dos Ministérios.
Nas hospedagens por temporada, é possível encontrar, nas principais plataformas, diárias médias de três mil reais na semana da posse. Se o hóspede procurar a mesma locação na semana seguinte, o valor cai para 290 reais. Segundo dados da Associação de Aluguel por Temporada de Brasília, a ocupação dos imóveis consultados para o período da posse já está próxima de 60% .
O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação Alexandre Sampaio reconhece que há uma alta paulatina nos preços, mas alegou que isso se deve à maior demanda por causa das festas de fim de ano, com a mudança na data de posse.
"Cria uma uma expectativa de muita gente que vai para o Réveillon ficar até à data da posse. Logicamente que, que isso também se materializa, apesar de não haver atividade parlamentar, isso materializa-se também que as pessoas acabam tirando férias para aproveitar o chamado turismo cívico em Brasília. É, essa é uma característica que a capital federal tem, que vai desenvolver cada vez mais".
A disparada nos preços levou o deputado federal eleito do DF, Fábio Félix, do PSOL, a protocolar uma representação no Ministério Público do Distrito Federal. O gabinete dele analisou mais de 360 ofertas no Booking.com e no Airbnb e encontrou diferenças de até 23 vezes - como foi o caso de uma diária anunciada por 12.416 no dia da posse e por 532 reais uma semana depois. O parlamentar pede que sejam investigados os critérios de precificação e possíveis práticas abusivas.
Fonte: CBN
Relacionadas
Temporal causa estragos em oito cidades do RS; Inmet emite três alertas para o estado
04/11/2026 às 08:06
Por Redação
Inmet reforça alerta vermelho para parte do Paraná nesta quarta (4); Curitiba tem alerta laranja
04/11/2026 às 07:59
Por Redação
Inmet coloca todas as cidades de Santa Catarina em alerta vermelho para tempestades
04/11/2026 às 07:56
Por Redação



