Para a PF, autor do requerimento de CPI incitou atos de 8 de janeiro
Por Redação
26/05/2023 às 09:00

Após investigação, a Polícia Federal confirmou que o deputado André Fernandes (PL-CE) foi responsável por estimular os atos que resultaram na invasão e vandalização das sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.
O relatório da PF foi entregue ao Ministério Público pela decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Agora, cabe à Procuradoria-Geral da República decidir se denunciará o parlamentar, tendo um prazo de 15 dias para essa decisão.
Conforme a conclusão da Polícia Federal, Fernandes é acusado de incitar a violência e a prática de crimes, com o objetivo de abolir o Estado Democrático de Direito e impedir o exercício dos poderes constitucionais, conforme previsto em lei.
Em suas postagens, o deputado convocou pessoas para participarem de um protesto contra o governo Lula e, dois dias depois, ocorreu a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília.
Além disso, Fernandes divulgou nas redes sociais uma imagem de um armário vandalizado dentro do Supremo Tribunal Federal (STF), contendo o nome do ministro Alexandre de Moraes, acompanhada da legenda: “Quem rir, vai preso.”
Informações da Gazeta Brasil / Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Relacionadas
Grupo americano assume mineradora de terras raras no Brasil com apoio financeiro ligado à gestão Trump
20/04/2026 às 16:17
Por Henrique
Careca de Saber: o 'galinheiro' do Avante e o silêncio que ninguém explica
20/04/2026 às 09:07
Por Redação
Depoimento aponta que aliado de Geddel teria cobrado R$ 1 milhão de ex-candidato após eleições de 2024
18/04/2026 às 12:21
Por Henrique



