
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente do partido Progressistas, afirmou nesta sexta-feira que as acusações contra Fábio Luís Lula da Silva (conhecido como “Lulinha”) são “gravíssimas” e exigem “esclarecimento imediato”.
Segundo Nogueira, documentos em posse da CPMI do INSS, com informações da Polícia Federal (PF), apontam supostos pagamentos mensais de R$300 mil ao filho do presidente, além de repasses que totalizaram 25 milhões (valor sem definição de moeda na reportagem).
Ele defende que esses dados percam o sigilo e sejam divulgados publicamente.
Para o senador, o caso carrega “dimensão de crime hediondo”, uma vez que envolveria recursos destinados a aposentados e pensionistas.
Ele disse que a denúncia (que, segundo ele, “é palpável como nunca”) precisa ser investigada com rigor.
Nogueira também questionou a mudança de endereço de Lulinha para a Espanha em julho, período em que as investigações já teriam começado.
Ele classificou a mudança como “estranha” e afirmou que o nome de Lulinha já circulava há meses nos bastidores de Brasília.
Além disso, o senador criticou o que chamou de tentativa de blindagem por parte do PT na CPMI, por meio de manobras para assumir o comando da comissão e evitar a convocação de Lulinha para prestar depoimento.
Por fim, Nogueira voltou a defender que, se confirmadas irregularidades, os responsáveis (inclusive o filho do presidente) devem responder à Justiça e ser punidos exemplarmente.
Ele salientou que, diante da gravidade das acusações, não aceitará “politização” do caso nem blindagem por foro privilegiado.
Informações do Diário do Poder
Relacionadas
Fabíola Mansur admite cálculo eleitoral, mantém desejo de ficar no PSB, mas revela conversas com Avante
15/01/2026 às 09:08
Por Redação
Lula sanciona Orçamento de 2026 e veta quase R$ 400 milhões em emendas parlamentares
15/01/2026 às 06:43
Por Redação
Pablo Roberto diz que PSDB recebe Angelo Coronel 'com muitos bons olhos' e aposta em fortalecimento do partido
14/01/2026 às 07:06
Por Redação



