Home
/
Notícias
/
Política
/
Ministro do STF diz que não votou sobre vaga de Dallagnol por estar sem internet
Ministro do STF diz que não votou sobre vaga de Dallagnol por estar sem internet
Por Redação
13/06/2023 às 11:30

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que não participou da votação para decidir a quem pertencia a vaga deixada por Deltan Dallagnol (Podemos) na Câmara dos Deputados, cassado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porque estava sem acesso à internet.
“O ministro Nunes Marques estava em uma região do país em que a conexão de internet é instável e não conseguiu participar da votação”, informou o gabinete do magistrado ao jornal O Estado de S. Paulo. A sexta-feira em que a votação no plenário virtual foi encerrada, 9 de junho, foi o dia seguinte ao Corpus Christi, no feriado prolongado.
Sem o voto de Nunes Marques, o STF decidiu, por seis votos a três, que a vaga de Dallagnol deve ficar com o Podemos. A cadeira será ocupada por Luiz Carlos Hauly, que fez 11 mil votos.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) tinha decidido que a cadeira pertencia ao PL, já que Hauly, ex-deputado por sete mandatos, não ultrapassou o quociente eleitoral mínimo para ser efetivado na Câmara.
Relator do processo, Toffoli considerou que os suplentes não precisam atingir o porcentual mínimo de votos e que o Tribunal já decidiu que os votos do candidato cassado devem ficar com o partido quando a decisão do indeferimento do registro de candidatura ocorrer depois da eleição.
Votaram com Toffoli Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, André Mendonça, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso. Os ministros Edson Fachin, Luiz Fux e Rosa Weber votaram contra.
Na quarta-feira 7, em outra decisão, Toffoli negou um pedido de Dallagnol para suspender a decisão do TSE que cassou seu mandato. O ministro considerou que não houve “flagrante ilegalidade” e “abuso de poder” no julgamento.
Informações da Revista Oeste / Foto: Felipe Sampaio/SCO/STF
Relacionadas
Moraes autoriza exames médicos de Jair Bolsonaro na sede da Polícia Federal
14/12/2025 às 11:16
Por Redação
Advogado de Trump minimiza retirada de sanções contra Moraes e esposa
13/12/2025 às 11:00
Por Redação



