Home
/
Notícias
/
Política
/
Lula testa nomes para nova Esplanada dos Ministérios e adia definições para dezembro
Lula testa nomes para nova Esplanada dos Ministérios e adia definições para dezembro
Sondagens para o quarto mandato do presidente agradam ao mercado na economia e trazem perfil técnico para a Segurança Pública
Por Redação
29/10/2026 às 19:25

Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert
Lula só deve fechar a composição da Esplanada para o quarto mandato em dezembro, mas as sondagens estão sendo feitas como forma de testar a a avaliação dos nomes junto ao mercado e à política.
Cotado para assumir o Ministério da Fazenda, Rafael Fonteles conversou com empresários da Faria Lima e foi procurado pelo mercado. A avaliação é que ele tem responsabilidade com o compromisso fiscal. Para a Segurança Pública, promotor Lincoln Gakiya participou de conversas e disse que aceitaria o desafio se for contribuir para o combate ao crime no Brasil. Para o Itamaraty, chegaram a ser cotados André Corrêa do Lago, presidente da COP 30, e o negociador do Brasil no G20, Maurício Lyrio.
O presidente Lula só deve definir os ministros do quarto mandato, para o novo desenho da Esplanada dos Ministérios em dezembro, mas as sondagens já estão sendo feitas por interlocutores de dentro do Palácio do Planalto. A estratégia tem sido testar os nomes até para avaliar a reação do mercado e a aceitação dos partidos. Inclusive a aposta do governo em Rafael Fonteles para o Ministério da Fazenda agradou o mercado, que avaliou o governador eleito do Piauí como uma pessoa moderada e equilibrada.
Fonteles já conversou com grandes empresários da Farias Lima e foi procurado por representantes do mercado financeiro, com quem tem boa relação. O principal argumento é que o nome dele é técnico para o cargo e que Fonteles tem a responsabilidade com o compromisso fiscal em meio à dificuldade do governo em organizar as contas públicas. Lula inclusive deve ir ao Piauí na próxima semana para convidar pessoalmente o governador reeleito do estado.
Já na área da Segurança Pública, um nome que chegou a ser sondado foi o do promotor do Gaeco de São Paulo, Lincoln Gakiya. A avaliação é que a carreira do promotor, pautado em desestruturar o PCC, possui prestígio para o Ministério da Segurança Pública que deve ser recriado no quarto mandato de Lula.
À CBN, Gakya disse que participou de conversas em que foi sondado. Mas não recebeu convite. Afirmou, porém, que se for para ajudar o Brasil no combate ao crime, ele está disposto a aceitar o desafio. Caso seja criada, a pasta teria uma atribuição voltada à desarticulação do crime e o Ministério da Justiça ficaria responsável por uma articulação mais política. Para essa área, chegou a ser ventilado o nome do ex-ministro Fernando Haddad que conseguiu uma boa interlocução com o Congresso no comando do Ministério da Fazenda.
Já Camilo Santana, que faz parte do chamado "trio de ouro" de Lula, é cogitado para o Ministério da Casa Civil. Para o Ministério das Relações Exteriores, a aposta é que Lula não abra mão de um nome que não seja de carreira. Para o Itamaraty, chegou a ser comentado os nomes do presidente da COP30, o embaixador André Correa do Lago, e também do negociador do Brasil no G20, Mauricio Lyrio.
Fonte: CBN
Relacionadas
Fachin devolve investigação do INSS para Mendonça e mantém responsabilidade sob Master
29/10/2026 às 21:29
Por Redação
Fachin determina arquivamento de cinco investigações ligadas ao inquérito das Fake News
29/10/2026 às 18:57
Por Redação
Moraes arquiva processo contra juiz que autorizou mudança de regime de condenado pelo 8 de Janeiro
29/10/2026 às 18:36
Por Redação



