Home

/

Notícias

/

Política

/

Júnior Muniz celebra projeto que renomeia Avenida Henry Ford para Avenida BYD em Camaçari; inauguração de unidade dia 9 terá presença de Lula

Júnior Muniz celebra projeto que renomeia Avenida Henry Ford para Avenida BYD em Camaçari; inauguração de unidade dia 9 terá presença de Lula

Por Redação

06/10/2025 às 15:00

Imagem de Júnior Muniz celebra projeto que renomeia Avenida Henry Ford para Avenida BYD em Camaçari; inauguração de unidade dia 9 terá presença de Lula

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou por unanimidade o projeto de lei do deputado estadual Júnior Muniz (PT) que altera o nome da Avenida Henry Ford, na BA-535, em Camaçari, para a Avenida BYD - em alusão à instalação da gigante global de carros elétricos em solo baiano. 

“Isso não é só uma troca de placas. É a prova de que o povo da Bahia está no centro das grandes transformações mundiais. De Camaçari para o mundo: empregos, tecnologia, sustentabilidade e oportunidades que vão mudar vidas”, afirmou Júnior Muniz ao celebrar a aprovação na última terça-feira (30), que foi acompanhada no plenário da AL-BA pelo responsável pelas relações governamentais da montadora, Felipe Peleteiro.

Um dos entusiastas e articuladores da vinda da BYD à Bahia, Júnior Muniz destaca que a medida é uma forma de reconhecer o investimento bilionário da montadora chinesa. A unidade de Camaçari será oficialmente inaugurada no próximo dia 9, com a presença do presidente Lula e do fundador e CEO da BYD, Wang Chuanfu.

“O início da operação da BYD em Camaçari marca, sem dúvida alguma, um novo tempo do setor produtivo da Bahia, colocando o Estado na vanguarda do desenvolvimento sustentável, associado à geração de emprego e renda. Essa proposta dá boas-vindas a esse novo momento da história da Bahia”, afirmou o deputado Júnior Muniz. 

Ele destaca que o investimento da BYD no complexo de Camaçari é da ordem de R$ 5,5 bilhões, numa megaestrutura de 4,6 milhões de metros quadrados, cuja fábrica tem capacidade inicial de produzir 150 mil veículos por ano, podendo gerar cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.

A mudança no nome da avenida precisa agora ser sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.