Home
/
Notícias
/
Política
/
Funcionário da Casa Branca providenciou jato usado por Flávio Bolsonaro para deixar o Brasil, diz NYT
Funcionário da Casa Branca providenciou jato usado por Flávio Bolsonaro para deixar o Brasil, diz NYT
Segundo o jornal, o governo dos EUA estaria acelerando os trâmites para conceder um green card ao senador.
Por Redação
30/10/2026 às 07:12
Atualizado em 30/10/2026 às 10:16

Foto: RICARDO ARDUENGO/AFP
O jato usado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL) para fugir do Brasil foi providenciado por Jason Miller, funcionário de comunicação da Casa Branca do governo de Donald Trump. A informação é do The New York Times .
O jornal ainda revelou os trâmites do governo americano para providenciar o green card à Flávio Bolsonaro: uma espécie de autorização permanente que normalmente ocorre depois do recebimento de um visto de imigrante. Segundo o jornal, o pedido de green card de Flávio seria processado rapidamente, de forma semelhante a que ocorreu com Eduardo Bolsonaro.
Apesar da suposta ajuda do governo americano, nesta quinta-feira (29), Donald Trump disse que não tomou partido nas eleições brasileiras a pedido do presidente Lula. Ele novamente não reconheceu a vitória do petista e classificou as eleições brasileiras como "vergonhosas".
"Eu não quero comentar isso agora, mas achei que a eleição foi uma vergonha enorme para o povo do Brasil. Eu acompanhei a eleição, não tomei partido, deixei rolar. O presidente, o atual presidente, me pediu para não tomar partido, e eu não tomei partido. Mas, quando vi o que aconteceu no Brasil, bom, o mercado mostra isso, é só olhar para o mercado. Digo, o mercado deles despencou ladeira abaixo. Eu achei que foi uma situação muito vergonhosa para o Brasil."
Desde as eleições, Lula e Trump não se falaram e, por enquanto, não existe nenhum pedido de telefonema entre os dois. Internamente, a avaliação é de que nunca houve uma expectativa do Brasil de que os Estados Unidos reconhecessem o resultado das eleições.
Um embaixador chegou a dizer que o Brasil não precisa do aval dos Estados Unidos como um "atestado" ao resultado do pleito. Enquanto isso, a postura do governo Lula continua sendo de cautela, para não reforçar a ideia de perseguição política contra Flávio.
Expectativa pelas eleições americanas
A estratégia é aguardar os próximos passos, principalmente as eleições de terça-feira (3), quando os americanos escolhem os deputados, senadores e governadores. A ideia do Brasil é esperar para ver se Trump vai ou não ter apoio no Congresso americano para, a partir daí, avaliar qual deve ser a postura que o presidente americano pode adotar em relação ao Brasil.
Neste fim de semana, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, vai se reunir com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, durante o encontro de chanceleres do G20, que acontece em Atlanta. Fontes do governo federal avaliam que, se o chanceler for abordar o assunto, o debate vai ocorrer de "modo construtivo".
Fonte: CBN
Relacionadas
Reforma política enfrenta resistência das maiores bancadas da Câmara; entenda
30/10/2026 às 14:27
Por Redação
Michelle diz que Jair Bolsonaro não busca culpados após derrota de Flávio
30/10/2026 às 14:19
Por Redação
Aliados de Flávio Bolsonaro se irritam com fala de Tarcísio sobre disputar a Presidência
30/10/2026 às 14:01
Por Redação



