Home
/
Notícias
/
Política
/
Ilegal: Justiça manda suspender pesquisa que apontava o candidato Eriton Ramos à frente de Marivalda
Ilegal: Justiça manda suspender pesquisa que apontava o candidato Eriton Ramos à frente de Marivalda
Por Redação
03/10/2024 às 21:25

O TRE da Bahia determinou a suspensão de uma pesquisa eleitoral divulgada pelo candidato Eriton Ramos, que o colocava à frente de sua concorrente Marivalda. A pesquisa, realizada pela empresa Seculus, foi considerada ilegal por não seguir as normas metodológicas exigidas para a realização de pesquisas eleitorais.
De acordo com a decisão, a pesquisa utilizou amostragem aleatória simples, quando deveria ter adotado a amostragem estratificada, conforme estipulado pelas regras eleitorais para garantir a representatividade dos dados coletados. Essa falha compromete a confiabilidade dos resultados apresentados.
A determinação judicial impõe ainda uma multa diária de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) em caso de descumprimento da ordem de suspensão da divulgação dos resultados.
A Justiça Eleitoral vem trabalhando no enfrentamento da desinformação (fake news) por entender que o eleitor tem direito a conhecer os dados precisos e contextualizados.
Veja a íntegra a decião abaixo:

..jpg)

Foto: Divulgação
Relacionadas
Geddel descarta MDB na suplência de Jaques Wagner: 'Não interessa ao partido'
12/03/2026 às 11:52
Por Redação
Real Time Big Data: ACM Neto e Jerônimo empatam tecnicamente na espontânea, rejeição e índice de votabilidade
12/03/2026 às 09:51
Por Redação
Pesquisa aponta ACM Neto com 44% e Jerônimo com 39% na disputa pelo governo da Bahia
12/03/2026 às 09:01
Por Redação



