Home
/
Notícias
/
Polícia
/
Ex-auditor da 'máfia do ISS' preso na Bahia após fingir a própria morte é transferido para conjunto penal
Ex-auditor da 'máfia do ISS' preso na Bahia após fingir a própria morte é transferido para conjunto penal
Por Redação
28/10/2025 às 11:00

Foto: Reprodução/TV Globo
O ex-auditor da "máfia do ISS", Arnaldo Augusto Pereira, preso na Bahia após fingir a própria morte, foi transferido da delegacia para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. A informação foi confirmada pela defesa dele à TV Bahia nesta segunda-feira (27). A data da transferência não foi detalhada.
Arnaldo foi localizado na cidade de Mucuri, no sul baiano, no dia 15 de outubro, após ser monitorado por quase duas semanas, enquanto tentava escapar de condenações em São Paulo (SP), onde atuava na prefeitura. Dois dias depois, ele teve prisão temporária convertida em preventiva, durante audiência de custódia.
Na última segunda-feira (20), o médico legista que assinou a declaração de óbito falsa do ex-auditor da "máfia do ISS" passou a ser investigado pelo Conselho Regional de Medicina do estado (Cremeb).
O médico foi identificado como Sérgio Ricardo Matos da Costa, de 60 anos. Além de atuar no Instituto Médico Legal (IML), o profissional já lecionou na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Segundo o Cremeb, uma sindicância foi aberta contra ele pela Corregedoria.
Segundo o Ministério Público (BA), o ex-auditor fiscal confessou que pagou R$ 45 mil para obter o documento falso. Com a declaração de óbito em mãos, ele conseguiu tirar uma certidão, que foi anexada aos processos e, assim, se livrou de decisões judiciais. Com isso, ele também garantiu a liberação de bens que estavam retidos.
Em entrevista à TV Bahia, para o Fantástico, o advogado João Passos, que faz a defesa do médico, infirmou que ele não sabia que Arnaldo Augusto estava vivo e que não recebeu dinheiro pela assinatura do documento.
Segundo a defesa de Sérgio Ricardo, uma pessoa se passou por um familiar de Arnaldo e pediu que o médico assinasse o documento. Para isso, enviaram um vídeo do falso morto deitado em um sofá. Pelas características, se trata do ex-auditor fiscal.
"Sérgio Ricardo está à disposição da Justiça e das autoridades policiais, vai comparecer espontaneamente, dar suas declarações e provar sua inocência", afirmou.
Relacionadas
Werner fala sobre megaoperação no Rio e reforça combate às facções
29/10/2025 às 07:30
Por Redação
PF nas ruas: Agentes cumprem mandados em endereços de luxo em Salvador
29/10/2025 às 07:00
Por Redação
Rio tem cenário de guerra com mais de 60 mortos em conflito entre policiais e bandidos do CV
28/10/2025 às 18:30
Por Redação



