Home

/

Notícias

/

Política

/

Corregedor do TSE suspende decisão de Nunes Marques e libera canal 'Exército do Lula'

Corregedor do TSE suspende decisão de Nunes Marques e libera canal 'Exército do Lula'

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva suspendeu a decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Kassio Nunes Marques e reabilitou o funcionamento do canal "Exército do Lula", na tarde deste domingo (11).

Por Redação

11/10/2026 às 16:11

Kassio Nunes Marques, ministro do STF

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Ricardo Villas Bôas Cueva suspendeu a decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Kassio Nunes Marques e reabilitou o funcionamento do canal "Exército do Lula", na tarde deste domingo (11). A nova decisão é preliminar e deverá ser discutida pelo plenário do TSE.

Na manhã deste domingo, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Nunes Marques, atendeu o pedido da campanha de Flávio Bolsonaro e ordenou a suspensão urgente, no prazo máximo de três horas, do canal de mensagens "Exército do Lula" no WhatsApp, administrado pelo deputado federal André Janones.

De acordo com Nunes Marques, a estrutura digital era utilizada para coordenar a difusão em massa de conteúdos e narrativas já julgados inverídicos pelo tribunal, como alegações sobre a possível retirada do título de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil, alegados vínculos com milícias e cortes em pensões e outros benefícios.

O tribunal apontou que o canal contava com mais de três milhões de seguidores e funcionava sob um regime de "comando único", com ordens expressas para replicar conteúdos sem verificação prévia.

O presidente Lula, candidato à reeleição pelo PT, criticou a decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Kassio Nunes Marques, durante ato na avenida Paulista, neste domingo.

Lula falou sobre o assunto na Av. paulista, criticou o chamou de intervenção do judiciário na eleição e informou que o PT vai ingressar com ação contra essa medida:

"Eu sei que o nosso povo está muito ativo, está trabalhando demais, está postrando muita coisa e é por isso que eu estou desconfiado do comportamento da Corte Eleitoral, que tem bloqueado muita gente nossa e tem permitido que as ações deles continuem executando. Nós vamos hoje, sabe, entrar na Justiça com o pedido do nosso Partido, da nossa Força, para que a gente equilibre esse jogo. Não vamos aceitar a intromissão indevida da Justiça Eleitoral na eleição."

Fonte: CBN

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.