Home
/
Notícias
/
Política
/
Com foco em manter protagonismo ambiental da Bahia, Sema e Inema participam da COP30
Com foco em manter protagonismo ambiental da Bahia, Sema e Inema participam da COP30
Por Redação
11/11/2025 às 08:30

Foto: Divulgação
Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, a comitiva da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), liderada pelo secretário Eduardo Sodré Martins e pelo diretor-geral Eduardo Topázio, marcará presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climaticas (COP30), que acontece de 10 a 21 de dezembro, em Belém (PA).
A participação da Bahia contempla debates, rodas de diálogo e atividades técnicas em diversos espaços oficiais do evento, como o Consórcio Nordeste, Casa ABEMA, Pavilhão Brasil (Green Zone) e Casa Voz dos Oceanos.
Ao longo da programação, os representantes baianos abordarão temas como governança ambiental, adaptação climática, segurança hídrica no semiárido, serviços ambientais, manejo do fogo, monitoramento de riscos, economia azul e bioeconomia, além de acompanhar discussões sobre financiamento climático, transição energética e conservação ambiental.
Segundo o secretário Eduardo Sodré Martins, que integra a agenda do governador, a presença da pasta na COP30 é uma oportunidade de atualizar, apresentar e discutir políticas públicas em andamento, além de conhecer modelos adotados por outros estados e instituições.
“O mundo estará atento ao Brasil durante a COP30, e este é o momento de nós, gestores, apresentarmos as principais ações. É hora de aprofundar o debate sobre sustentabilidade, transição energética e políticas ambientais e climáticas. O governador está empenhado em manter a Bahia nesse protagonismo, e teremos agendas com diversas autoridades para apresentar e discutir o que o estado vem realizando”, destacou o secretário.
A programação técnica da comitiva baiana inclui participações em painéis e mesas de debate, garantindo que o estado esteja inserido nas discussões sobre os desafios atuais e as novas estratégias de atuação ambiental.
Painelista no Consórcio Nordeste – Green e na Casa ABEMA, o diretor-geral do Inema, Eduardo Topázio, discutirá três temas centrais: monitoramento e prevenção de riscos climáticos, segurança hídrica no Nordeste, e mineração sustentável e transição justa.
“A COP30 é o momento ideal para a Bahia trocar informações e experiências com órgãos estaduais, federais e entidades, fortalecendo a cooperação técnica. Também é uma oportunidade de mostrar o que já fazemos na prática, especialmente em segurança hídrica, gestão de riscos e mineração sustentável”, afirmou Topázio.
Ele acrescenta que o Inema levará ações e dados práticos do dia a dia da autarquia. “Nos painéis em que participarei, vamos apresentar metodologias e análises construídas dentro do Inema, mas também ouvir outras experiências. Cada tema exige uma visão integrada. Segurança hídrica no Nordeste demanda planejamento de médio e longo prazo; a mineração envolve território, licenciamento e impacto real na vida das pessoas; e o monitoramento de riscos climáticos trata de adaptação, não apenas projeções futuras, mas a realidade do presente”, completou o diretor-geral.
Relacionadas
Moraes manda suspender inquérito de moradores que pegaram corpos na mata no Rio
11/11/2025 às 11:00
Por Redação
Derrite defende que projeto Antifacção é “pauta suprapartidária” e promete ouvir todos os lados
11/11/2025 às 10:00
Por Redação
Salvador será destaque na COP30 com coordenação de painéis oficiais e apresentação de ações pela mudança climática
11/11/2025 às 08:00
Por Redação



