Home

/

Notícias

/

Política

/

Campanha de Lula acusa Meta de tentar interferir nas eleições em favor de Flávio Bolsonaro

Campanha de Lula acusa Meta de tentar interferir nas eleições em favor de Flávio Bolsonaro

A equipe do presidente anunciou que vai acionar o TSE e apresentar uma denúncia contra a empresa à Agência Nacional de Proteção de Dados.

Por Redação

10/10/2026 às 14:11

O presidente Lula e o senador Flávio Bolsonaro concorrem à Presidência da República em 2026

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo e Gabriel de Paiva/ Agência O Globo

A campanha à reeleição do presidente Lula acusou a Meta, empresa responsável pelo Instagram e pelo Facebook, de tentar interferir nas eleições brasileiras em benefício da candidatura de Flávio Bolsonaro.

Em nota divulgada neste sábado (10), a campanha anunciou que vai acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e apresentar uma denúncia contra a empresa à Agência Nacional de Proteção de Dados.

Lula e Flávio disputam o segundo turno da eleição presidencial, que está marcado para 25 de outubro.

No comunicado, a campanha de Lula cita uma série de episódios que, segundo a equipe do presidente, indicam um padrão de prejuízo à visibilidade da candidatura petista nas redes sociais

O secretário de Comunicação do PT, Éden Valadares, afirmou que os problemas apontados pela campanha e que, segundo ele, não foram resolvidos indicam uma tentativa de interferência no processo eleitoral.

"A sucessão de problemas técnicos, não explicados pela empresa, levanta forte suspeita de que a ação da Meta se configure como uma tentativa de interferência no processo eleitoral brasileiro, em benefício da candidatura de Flávio Bolsonaro. A completa ausência de transparência nos sistemas da empresa faz com que essas explicações sejam escassas e opacas."

Entre os episódios citados está a retirada do ar da conta de anúncios do presidente Lula.

A campanha também menciona um relatório da Secretaria Nacional de Comunicação do PT, segundo o qual a página de Flávio Bolsonaro registrou mais engajamento nas redes sociais do que a de Lula, mesmo tendo menos seguidores.

O comunicado afirma ainda que publicações da conta oficial do presidente sofreram interrupções no registro de visualizações e alcance ao longo desta semana.

Além disso, a campanha alega que o perfil de Lula ficou impedido de impulsionar conteúdos no Instagram entre a tarde de sexta-feira (9) e a manhã deste sábado (10).

Em nota, a Meta afirmou que as alegações eram falsas e não encontravam respaldo nos fatos.

Leia a nota da Meta:

"As alegações são simplesmente falsas e não encontram respaldo nos fatos. Muitos dos problemas técnicos mencionados não afetaram exclusivamente o Brasil ou contas específicas nas nossas plataformas. Cumprimos com as normas eleitorais e estamos comprometidos com a isonomia do uso das nossas plataformas por todos."

Fonte: CBN

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.