Câmara aprova urgência para PL que proíbe desconto automático no INSS
Por Redação
21/05/2025 às 08:30

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (20) a urgência para o projeto de lei (PL 1846/25) que proíbe o desconto automático de mensalidades de associações e sindicatos nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Com isso, o projeto irá ser votado direto no Plenário, sem precisar passar por aprovação das comissões da Casa.
A mensalidade associativa é uma contribuição que aposentados, pensionistas ou pessoas de uma determinada categoria profissional pagam periodicamente para integrar uma associação, sindicato ou entidade de classe sem fins lucrativos que representa os interesses de seus afiliados.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), o mérito do projeto será analisado na próxima semana, "pois o projeto de lei sobre o reajuste de servidores do Executivo (PL 1466/25) tranca a pauta".
Segundo Motta, todas propostas relacionadas ao combate de fraudes no INSS serão juntadas.
Fraudes nos descontos
Os descontos dos aposentados e pensionistas são alvo de investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que apuram a atuação de organizações criminosas para fraudar os benefícios previdenciários, associando de forma não autorizada os segurados do INSS.
Mais de 1,74 milhão de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicitaram reembolso de descontos não autorizados feitos por entidades associativas, conforme balanço divulgado nesta terça-feira (20).
Com informações da Agência Câmara de Notícias / Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Relacionadas
PF pediu prisão de Márcio Canella um mês antes das eleições; deputado foi eleito com 197 mil votos
16/10/2026 às 08:08
Por Redação
Flávio Bolsonaro reúne ACM Neto, João Roma e Nikolas Ferreira em comício no Farol da Barra neste sábado
16/10/2026 às 07:48
Por Redação
Após promulgação nesta sexta (16), empresas terão 60 dias para implementar escala 5x2; veja próximos passos
16/10/2026 às 07:43
Por Redação



