Alexandre de Moraes determina a dissolução de acampamentos em 24 horas
Por Redação
09/01/2023 às 09:30

No início desta segunda-feira (9), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou o encerramento, em no máximo 24 horas, dos acampamentos no entorno de quartéis em todo o País. Conforme publicamos mais cedo, o ministro também ordenou o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), do cargo. O prazo dura 90 dias.
Moraes, relator de inquérito que investiga atos antidemocráticos, analisou uma série de pedidos formulados pela AGU (Advocacia-Geral da União) e pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
Segundo Moraes, os bolsonaristas devem ser presos por “atos terroristas, inclusive preparatórios”; “associação criminosa”; “abolição violenta do Estado Democrático de Direito”; golpe de Estado; “ameaça”; “perseguição”; e “incitação ao crime”.
A dissolução dos acampamentos, conforme a decisão, deve ser feito pelas Polícias Militares dos estados e do DF, com apoio da Força Nacional e da Polícia Federal. Autoridades municipais deverão prestar todo o apoio necessário para a retirada dos materiais existentes nos locais. “O Comandante militar do QG deverá, igualmente, prestar todo o auxílio necessário para o efetivo cumprimento da medida”, diz o ministro na decisão.
Informações da Gazeta Brasil / Foto: Alexandre de Moraes Fellipe Sampaio/STF
Relacionadas
Coronel II — A Missão? Republicanos nega assédio do governo, mas cobra Senado e recusa 'barriga de aluguel'
15/02/2026 às 09:44
Por Redação
Ministro diz que são ilações afirmações sobre supostas conversas de Vorcaro com Toffoli e pedidos de pagamento
12/02/2026 às 06:44
Por Redação
Defesa de Bolsonaro vai reiterar ao STF pedido de prisão domiciliar
09/02/2026 às 06:56
Por Redação



