Ação resgata 22 paraguaios em situação análoga à escravidão em fábrica
Por Redação
13/05/2025 às 07:30

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Civil e com o Ministério Público Federal, deflagrou uma operação com o objetivo de prender criminosos envolvidos na fabricação clandestina de cigarros no estado do Rio de Janeiro.
Na ação, os policiais localizaram uma fábrica clandestina de cigarros paraguaios falsificados em Vigário Geral, bairro na zona norte do Rio. Cinco homens foram presos em flagrante, todos suspeitos de atuar como gerentes e supervisores da fabricação ilegal.
O galpão operava plenamente na fabricação de cigarros e abrigava 22 trabalhadores de origem paraguaia submetidos a condições análogas à escravidão, que foram resgatados durante a ação. A estrutura tinha alta capacidade de produção e era responsável pela distribuição dos cigarros paraguaios, que têm a venda proibida no Brasil, em todo o estado do Rio de Janeiro.
De acordo com as investigações, a fábrica pertence ao contraventor Adilson Oliveira Coutinho Filho, o Adilsinho. Ele está foragido da Justiça e está com a prisão preventiva decretada por ter mandado matar contraventores rivais. Adilsinho também é o patrono da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro.
Os presos foram encaminhados à Superintendência Regional da PF no Rio de Janeiro. Os trabalhadores paraguaios serão liberados e enviados ao país de origem. Todo o material e os equipamentos usados na fabricação dos cigarros serão levados ao Depósito da Receita Federal, onde serão acautelados e submetidos à perícia técnica.
Informações da Agência Brasil / Foto: Polícia Federal
Relacionadas
Polícia deflagra nova ofensiva contra esquema de roubo de canetas emagrecedoras em Salvador
14/01/2026 às 07:53
Por Redação
PF cumpre buscas em endereços ligados a Daniel Vorcaro e familiares em nova fase da operação
14/01/2026 às 07:31
Por Redação
Nova fase da Operação Overclean mira deputado baiano e bloqueia R$ 24 milhões de investigados
13/01/2026 às 07:32
Por Henrique



