
Imagens de 'close' inédito da Grande Mancha Vermelha de Júpiter
Por Redação
13/07/2017 às 19:58
A Nasa, a agência espacial americana, publicou nesta quinta-feira (13) imagens inéditas da Grande Mancha Vermelha de Júpiter, feitas pela sona Juno na semana passada.
A espaçonave sobrevoou a cerca de apenas 10 mil km de altura a imensa e violenta tempestade que há séculos assola o maior plante do sistema solar.
De acordo com cálculos dos cientistas, a Grande Mancha é duas vezes maior que a Terra e seus ventos sopram a mais de 640 km por hora.
Viajando a uma velocidade de 50 km por segundo, a Juno recolheu informações que a Nasa acredita serem fundamentais para entender o fenômeno que astrônomos observam desde o início do século 19.
"Durante centenas de anos, os cientistas observam e se questionam sobre a Grande Mancha", disse o cientista-chefe da missão, Scott Bolton.
"Agora temos as melhores imagens dessa tempestade famosa. Precisaremos de algum tempo para analisar todo os dados enviados pela sonda e seus oito instrumento científicos para lançarmos nova luz sobre passado, presente e futuro da Grande Mancha".
Imensa, antiga e perdendo força
O sobrevoo da Grande Mancha fez parte da sexta volta que a sonda deu ao redor de Júpiter - a primeira ocorreu em 27 de agosto do ano passado -, em que os cientistas esperam desvendar mais mistérios sobre o planeta.




Últimas galerias
Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
16/05/2022 às 08:10
Por Redação
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
09/05/2022 às 23:35
Por Redação
FOTOS HISTÓRICAS QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NUNCA VIU
29/06/2017 às 12:02
Por Redação
