Home
/
Notícias
/
Notícias
/
Santa Casa de Valença introduz procedimento de Trombólise para atendimento a quadros de AVC
Santa Casa de Valença introduz procedimento de Trombólise para atendimento a quadros de AVC
Por Redação
28/01/2025 às 15:00

Na última semana, a Santa Casa de Valença celebrou o sucesso do tratamento de dona Ana. A paciente foi admitida com um quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico, apresentando paralisia TOTAL no lado esquerdo do corpo, alteração na fala e desvio na comissura labial. Graças ao socorro rápido da família e ao atendimento imediato na Santa Casa, que incluiu exames laboratoriais, tomografia e o procedimento de trombólise.
"No paciente com AVC isquêmico, um trombo localizado dentro de uma artéria no cérebro vai levar a a obstrução, ocasionando uma dificuldade na passagem de sangue e a não oferta de oxigênio e nutrientes a celula nervosa. No procedimento da trombólise, a medicação vai lá e dissolve esse trombo, restaurando o fluxo sanguíneo normal. No caso de dona Ana, ela chegou e recebeu o tratamento em tempo ideal, numa janela de tempo para passar pelo procedimento em, no máximo 4 horas e meia. Se chegar fora dessa janela, já dificulta o tratamento", explica Tarcísio Meira, Coordenador da Equipe Multidisciplinar da Santa Casa.
Dona Ana se tornou a terceira paciente a passar pelo procedimento de trombólise na Santa Casa. Esta terapia, já utilizada em procedimentos cardiovasculares, foi introduzida no hospital para quadros de AVC isquêmico no final de 2024, após um rigoroso treinamento e capacitação da equipe assistencial. A trombólise permite a regressão dos sintomas do AVC, revertendo quadros que podem se tornar definitivos, devolvendo a condição funcional da paciente e salvando vidas como a de dona Ana.
Relacionadas
Governo lança aplicativo com aulas gratuitas para CNH e oficializa novas regras nesta terça
09/12/2025 às 07:30
Por Redação
Homem morre e mulher fica gravemente ferida após acidente com moto aquática e barco em Salvador
08/12/2025 às 08:30
Por Redação
Trens do VLT já estão em preparação para início da operação assistida em 2026
06/12/2025 às 12:00
Por Redação



