Home

/

Notícias

/

Brasil

/

TREs abrem cadastro para mesários voluntários das eleições de 2026

TREs abrem cadastro para mesários voluntários das eleições de 2026

Por Henrique Spínola

11/05/2026 às 08:15

Imagem de TREs abrem cadastro para mesários voluntários das eleições de 2026

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Os Tribunais Regionais Eleitorais de diferentes estados brasileiros já começaram a abrir o cadastro para mesários voluntários que desejam atuar nas eleições de 2026. A convocação faz parte da preparação da Justiça Eleitoral para o pleito deste ano, que escolherá presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. 

Os interessados poderão se inscrever diretamente nos canais oficiais dos TREs de seus estados. A função do mesário é auxiliar na organização das seções eleitorais, orientação de eleitores e operação das urnas eletrônicas durante o processo de votação.

Quem pode se cadastrar

Podem atuar como mesários cidadãos maiores de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o trabalho é voluntário, mas oferece alguns benefícios previstos na legislação eleitoral.

Entre as vantagens estão:

  • Dois dias de folga no trabalho para cada dia trabalhado na eleição;
  • Certificado de participação;
  • Possibilidade de horas complementares em instituições de ensino conveniadas;
  • Critério de desempate em concursos públicos em alguns estados.

Treinamento será realizado pela Justiça Eleitoral

Os voluntários selecionados passarão por treinamento presencial ou online oferecido pela própria Justiça Eleitoral. O conteúdo inclui orientações sobre funcionamento das urnas, procedimentos de votação, acessibilidade e organização das seções eleitorais.

A expectativa da Justiça Eleitoral é ampliar o número de mesários voluntários neste ano para reduzir a necessidade de convocações obrigatórias.

Eleições de 2026 ocorrerão em outubro

O primeiro turno das eleições está previsto para outubro de 2026. Caso haja necessidade de segundo turno para presidente e governadores, a nova votação ocorrerá no fim do mesmo mês.

A Justiça Eleitoral deve intensificar nos próximos meses campanhas de conscientização e incentivo à participação da população no processo eleitoral.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.