Home

/

Notícias

/

Mundo

/

Sudão: Pelo menos 27 pessoas morrem em confrontos entre Exército e paramilitares

Sudão: Pelo menos 27 pessoas morrem em confrontos entre Exército e paramilitares

Por Redação

16/04/2023 às 09:00

Imagem de Sudão: Pelo menos 27 pessoas morrem em confrontos entre Exército e paramilitares

Os militares do Sudão e uma poderosa força paramilitar entraram em confronto na capital e em outras partes do país, desferindo um novo golpe nas esperanças de uma transição para a democracia e aumentando os temores de um conflito mais amplo.

Os combates mataram pelo menos 27 pessoas e feriram mais de 170 em todo o país, disse o Sindicato dos Médicos Sudaneses em um comunicado na noite deste sábado (15).

O grupo não conseguiu confirmar se todas as vítimas eram civis.

Acrescentou que houve muitas baixas incontáveis, incluindo forças militares e paramilitares na região oeste de Darfur e na cidade de Merowe, no norte.

Os confrontos encerraram meses de tensões crescentes entre o exército do Sudão e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF). Essas tensões atrasaram um acordo com os partidos políticos para levar o país de volta à sua curta transição para a democracia, que foi prejudicada por um golpe militar em outubro de 2021.

Depois de um dia de combates intensos, os militares atacaram uma base pertencente ao RSF na cidade de Omdurman, que fica ao lado da capital Cartum, segundo testemunhas, e descartaram negociações com a força paramilitar.

Em vez disso, pediu o desmantelamento do que chamou de “milícia rebelde”.

O som de tiros pesados ??pode ser ouvido durante todo o sábado em Cartum e Omdurman, onde os militares e o RSF reuniram dezenas de milhares de soldados desde o golpe.

Testemunhas disseram que combatentes de ambos os lados dispararam de veículos blindados e de metralhadoras montadas em caminhonetes em combates em áreas densamente povoadas. Alguns tanques foram vistos em Cartum. Os militares disseram que lançaram ataques de aviões e drones em posições RSF dentro e ao redor da capital.

Moradores descreveram cenas caóticas. “Incêndios e explosões estão por toda parte”, disse Amal Mohamed, médico de um hospital público em Omdurman. “Todos estão correndo e procurando abrigo.”

“Nunca vimos tais batalhas em Cartum antes”, disse Abdel-Hamid Mustafa, morador de Cartum.

Um dos pontos críticos foi o Aeroporto Internacional de Cartum. Não houve anúncio formal de que o aeroporto estava fechado, mas as principais companhias aéreas suspenderam seus voos.

Isso incluiu voos com destino ao Sudão do Egito e da Arábia Saudita, que voltaram depois de quase pousar no aeroporto, mostraram dados de rastreamento de voos.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Reprodução

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.