Relator mantém escala 6×1 e propõe redução de jornada para 40 horas
Por Redação
03/12/2025 às 11:00

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
O deputado federal Luiz Gastão (PSD-MG), relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) que pretende acabar com a jornada 6x1 (seis dias de trabalho para um dia de folga, com carga horária semanal máxima de 36 horas) apresentou, nesta terça-feira (2), seu parecer à Subcomissão Especial da Escala de Trabalho 6x1. A pauta é encabeçada pela deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP).
Diferentemente do que apoiava o governo, a proposta prevê reduzir a carga horária para 40 horas semanais, de forma gradual: 42 horas no primeiro ano, 41 horas no segundo e 40 no terceiro. "Para mitigar os efeitos econômicos adversos decorrentes da redução de jornada, propomos a redução da carga tributária incidente sobre a folha de salários das empresas cuja despesa com pessoal represente um custo significativo em face do seu faturamento ou compensação de imposto de renda", explicou o relator. A ideia vai de encontro à equipe econômica do presidente Lula (PT): apesar de levantar a bandeira do fim da escala 6x1, o governo enfrenta uma crise fiscal que o faz procurar formas de aumentar a arrecadação.
Gastão, porém, diverge do governo quanto a proibir a escala 6x1. Para ele, há margem para manter a possibilidade, apenas desencorajando-a economicamente. "O modelo aqui proposto para tal espécie de escala estabelece que a jornada de trabalho aos sábados e domingos seja limitada a seis horas por dia, com a previsão de pagamento do adicional de 100% sobre o valor da hora normal para as horas extras praticadas, como mecanismo para desestimular as longas jornadas nestes."
Informações da Gazeta do Povo
Relacionadas
Coronel estima definição de chapa até janeiro, confirma 'clima tenso' na base e avisa: 'Não fico onde não me querem'
03/12/2025 às 17:35
Por Redação
“Dê menos chilique”: ACM Neto reage a vídeo de Jerônimo irritado após denúncia em Dário Meira
03/12/2025 às 11:30
Por Redação
STF impõe sigilo ao caso Vorcaro, magnata investigado por fraude bilionária no Banco Master
03/12/2025 às 10:30
Por Redação



