
Home
/
Notícias
/
Política
/
Prefeitura de Salvador apresenta alta em indicadores nacionais que avaliam serviços de assistência social
Prefeitura de Salvador apresenta alta em indicadores nacionais que avaliam serviços de assistência social
Por Redação
13/09/2025 às 09:00

Foto: Betto Jr / Secom PMS
A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), apresentou uma alta histórica em indicadores de monitoramento produzidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social, utilizados para avaliar a qualidade da oferta dos serviços socioassistenciais. Com base em levantamento do ministério, entre 2018 e 2024, o IDCRAS e o IDCREAS, saltaram, respectivamente, de 2,29% para 4,17% e de 3% para 4,72%.
"Foi uma conquista histórica, que prioritariamente ocorreu na gestão do prefeito Bruno Reis, levando em consideração que esses indicadores de desenvolvimento do SUAS [Sistema Único de Assistência Social] são mensurados a partir da avaliação de estruturas físicas, recursos humanos e os serviços ofertados", afirma o titular da Sempre, Júnior Magalhães.
O secretário destacou que, nos últimos anos, Salvador avançou de forma significativa na área da assistência social, com a realização de dois concursos públicos, a reforma e construção de unidades-modelo de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), além da reorganização dos serviços.
"De forma estratégica, com o apoio do projeto Salvador Social, que garante recursos através do Banco Mundial, e a parceria com a Casa Civil, a cidade tem fortalecido sua assistência social, priorizando investimentos que ampliam o alcance e a efetividade de políticas públicas neste sentido. É gratificante fazer parte dessa história, marcada por muitos desafios, mas também por conquistas, que transformam de maneira significativa a realidade da população de Salvador", acrescentou Júnior Magalhães.
Em 2019, cinco novas sedes do Cras foram entregues à população, no Bairro da Paz, Lagoa da Paixão, Fazenda Grande do Retiro, Cajazeiras e Itapuã. Já em 2020, foram mais cinco unidades, em Nova Esperança, Calabetão, Paripe, São Cristóvão e Itapagipe. No ano seguinte, a Prefeitura inaugurou novas unidades em Brotas, Castelo Branco e Lobato.
Entre 2022 e 2023, foi a vez das localidades do Nordeste/Lucaia, Boca do Rio, Federação, Rio Sena e Pau da Lima. Em 2023, a Prefeitura inaugurou o primeiro CRAS modelo em Valéria. Por fim, em 2024, foram entregues os Cras Liberdade e Centro Histórico.
Além disso, nos últimos anos, seis unidades do Creas passaram por requalificações e também houve a inauguração da nova sede do Creas Curuzu.

Relacionadas
“Que bom para as filhas dele”: jornalista e historiador Eduardo Bueno celebra assassinato de Charlie Kirk
13/09/2025 às 10:30
Por Redação
Larissa Moraes participa de congresso com Michel Temer e lideranças nacionais sobre a COP 30
12/09/2025 às 10:43
Por Redação
