Home
/
Notícias
/
Política
/
Mercado financeiro deve ter segunda turbulenta após reeleição de Lula; Circuit Break pode ser ativado
Mercado financeiro deve ter segunda turbulenta após reeleição de Lula; Circuit Break pode ser ativado
A Reuters informa que investidores devem desfazer posições montadas nas últimas semanas, quando parte do mercado apostava na vitória de Flávio Bolsonaro.
Por Redação
26/10/2026 às 06:25
Atualizado em 26/10/2026 às 12:04

Foto: Kevin David/A7 Press/Agência O Globo
O mercado financeiro se prepara para uma segunda-feira de forte turbulência após a reeleição de Lula para o quarto mandato. Analistas esperam queda acentuada da Bolsa, alta do dólar e avanço dos juros futuros.
A Reuters informa que investidores devem desfazer posições montadas nas últimas semanas, quando parte do mercado apostava na vitória de Flávio Bolsonaro.
A preocupação principal é com o controle dos gastos públicos.
A Bolsa brasileira pode acionar o circuit breaker nesta segunda-feira, segundo avaliação da economista Solange Srour, do UBS Global Wealth Management.
O mecanismo interrompe temporariamente as negociações quando o Ibovespa registra queda de 10%.
Os contratos futuros do real registraram queda de cerca de dez por cento nas negociações internacionais após a vitória de Lula.
Segundo a Reuters, o recuo ocorreu durante a sessão asiática. Na Bolsa de Tóquio, um fundo de ações brasileiras caiu 15%.
Nos Estados Unidos, o ETF EWZ chegou a perder 19% nas negociações fora do horário regular.
O dólar poderá chegar a cinco reais e cinquenta centavos na abertura do mercado brasileiro, segundo projeções de analistas ouvidos pela Reuters.
Nas negociações internacionais, os contratos futuros chegaram a indicar valores próximos de cinco reais e sessenta centavos.
Os investidores aguardam sinalizações do governo Lula sobre o controle dos gastos e a equipe econômica.
Durante o discurso da vitória o presidente Lula prometeu conversar com os diversos setores da economia antes da posse para o quarto mandato.
A Federação Brasileira de Bancos parabenizou o presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin pela reeleição.
A Febraban destacou a importância da democracia e reafirmou a disposição do setor bancário de manter uma postura de colaboração com o governo.
Fonte: CBN
Relacionadas
Camilo Santana, Janones e Rafael Fonteles estão entre os nomes cotados para o novo governo Lula
26/10/2026 às 13:40
Por Redação
Republicanos, União Brasil, PSD e MDB reconhecem reeleição de Lula
26/10/2026 às 13:19
Por Redação
Governadores eleitos reagem à vitória de Lula e se dividem entre críticas e apoio
26/10/2026 às 12:49
Por Redação



