Home

/

Notícias

/

Mundo

/

Lula deve assinar acordo entre Mercosul e União Europeia nesta segunda-feira

Lula deve assinar acordo entre Mercosul e União Europeia nesta segunda-feira

Por Redação

02/02/2026 às 12:08

Imagem de Lula deve assinar acordo entre Mercosul e União Europeia nesta segunda-feira

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve assinar, nesta segunda-feira (2 de fevereiro de 2026), a proposta do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) para envio ao Congresso Nacional no início do ano legislativo.

O tratado, que representa um dos maiores acordos comerciais da história e está sendo negociado há mais de 26 anos, tem como objetivo ampliar o comércio e facilitar a entrada de produtos sul-americanos no mercado europeu. Depois de assinado pelo presidente, o texto será analisado pelos parlamentares brasileiros.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou que a intenção é votar o acordo até o Carnaval na Casa. A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), destacou que o documento deve ser enviado aos legisladores já na primeira semana de fevereiro.

O governo federal quer acelerar a tramitação do acordo ainda no primeiro semestre de 2026, tanto para pressionar países europeus a também ratificarem o tratado em seus parlamentos quanto para dar um impulso econômico ao Brasil em um cenário de comércio global mais competitivo.

📌 O que é esse acordo?

O Acordo de Associação Mercosul-União Europeia é um tratado comercial que busca reduzir tarifas e barreiras entre os países dos dois blocos, ampliando o mercado de exportação e importação de bens e serviços. As negociações começaram em 1999 e o acordo foi assinado em 17 de janeiro de 2026. Antes de entrar em vigor, ele precisa ser aprovado pelos parlamentos dos países envolvidos.

Fonte: Metro1

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.