Inquérito dos respiradores fantasmas de R$48 milhões dormita no STF há 1 ano
Por Redação
21/03/2024 às 11:00

Na próxima semana completa um ano que o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu o inquérito envolvendo escandalosa compra de 300 respiradores pelo Consórcio Nordeste ao custo de R$48 milhões. Desde então, nunca mais se teve notícia da falcatrua. A investigação envolve figuras conhecidas do PT, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que à época dos fatos governava a Bahia e, como presidente do grupo, fez o pagamento milionário por aparelhos que nunca foram entregues.
Criada dez meses antes da falcatrua, a empresa de produtos de maconha HempCare levou a bolada milionária do Consórcio Nordeste. O escândalo é ainda mais antigo do que sua permanência no gavetão no STF: a compra dos respiradores fantasmas é datada de abril de 2020.
O contrato passou longe da midiática CPI da Pandemia, tampouco teve no STF a celeridade de casos como os que envolvem cartão de vacina.
O caso tem digitais de Flávio Dino, à época governador do Maranhão, do ex-ministro petista Carlos Gabas e de um sobrinho de Eduardo Suplicy.
Informações do DIário do Poder / Foto: Reprodução
Relacionadas
Boulos afirma que Datena já havia indicado reação antes da “cadeirada” em debate com Marçal
16/03/2026 às 20:21
Por Redação
Muniz implode PSDB, tensiona relação com Bruno Reis e vira alvo da base de Jerônimo
16/03/2026 às 07:52
Por Redação



