Home

/

Notícias

/

Política

/

Governo Lula vai convocar reunião extraordinária para tentar conter avanço de greve

Governo Lula vai convocar reunião extraordinária para tentar conter avanço de greve

Por Redação

08/04/2024 às 09:30

Imagem de Governo Lula vai convocar reunião extraordinária para tentar conter avanço de greve

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá convocar para esta semana, entre quarta e quinta-feira, uma reunião extraordinária da mesa de negociação salarial composta por 20 membros que representam pouco mais de 40 entidades de carreiras do funcionalismo. O governo quer evitar novas adesões ao movimento grevista dos servidos públicos federais.

Isso ocorre após os servidores não aceitarem a proposta apresentada pela ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck que sugeriu acréscimo imediato nos benefícios de auxílio-creche, saúde e alimentação na ordem de 51% e reajuste salarial nos anos de 2025 e 2026 de 4,5%.

Os sindicatos querem reajuste salarial imediato, porém, segundo informou a Folha de S. Paulo neste domingo, a ministra não estaria disposta a corrigir os benefícios sem uma pactuação dos outros pontos reivindicados.

O governo teme uma escalada nos movimentos favoráveis à greve, que já se iniciaram por servidores lotados nos institutos federais e técnicos das universidades federais. Professores aprovaram indicativo de greve a partir de 15 de abril.

O governo não quer, por exemplo, que ao conceder o reajuste de benefícios neste momento corra o risco de mais tarde os sindicatos não firmarem o acordo. O Ministério da Gestão e Inovação considerou que não há espaço fiscal para conceder aumento salarial ainda no ano de 2024.

 

Informações da Gazeta Brasil / Foto: Reprodução/Canal Gov

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.