
Gilmar Mendes: STF não aceitará impeachment de ministro por “vingança”
Por Redação
16/09/2025 às 08:30

Foto: Fellipe Sampaio /STF
Em um evento com representantes de 11 partidos em São Paulo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou nesta segunda-feira (15) que a Corte não aceitará pedidos de impeachment motivados por retaliações políticas. O encontro, do Fórum Direitos Já, busca organizar uma frente para conter o avanço de candidaturas bolsonaristas nas eleições de 2026.
“Não espero que o Senado venha a agir para buscar vindita [vingança] em relação ao STF. Impeachment deve ser um processo regular. Se for por conta do voto de um ministro, seria irregular. O STF não vai aceitar”, declarou Gilmar, segundo a CNN Brasil.
A declaração foi feita horas após o ministro criticar a postura de seu colega, Luiz Fux, no julgamento que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. A condenação de Bolsonaro, a 27 anos e 3 meses de prisão, o tornou o primeiro ex-presidente da história do Brasil a ser condenado por esse crime.
Durante o evento, Gilmar Mendes reforçou sua defesa da soberania nacional e da independência do Judiciário. “É fundamental que se faça esse movimento em defesa da democracia e da soberania nacional. Nós vimos o quão ameaçada ela ficou nesse contexto, no qual exigiram que se interrompesse um julgamento em nome de interesses políticos estranhos”, disse.
O ministro também ironizou pressões externas sobre o sistema de Justiça brasileiro, comparando-se à possibilidade de o Brasil exigir que os Estados Unidos revelem os “arquivos do caso Epstein” durante uma negociação comercial.
Informações do Gazeta Brasil

Relacionadas
Moraes dá 24 horas para Polícia Penal do DF explicar suposta demora de Bolsonaro para deixar hospital
15/09/2025 às 19:00
Por Redação
“Trabalhando por Sobradinho”, diz Adolfo Viana ao receber prefeito Cleivynho Sampaio
15/09/2025 às 18:30
Por Redação
João Leão acusa governo de 'perder' R$ 2,3 bi destinados à ponte Salvador Itaparica na LDO
15/09/2025 às 16:00
Por Redação
