Home

/

Notícias

/

Política

/

Eleições 2026: Flávio Bolsonaro supera Lula em 605 cidades de SP e Tarcísio vence Haddad em 639

Eleições 2026: Flávio Bolsonaro supera Lula em 605 cidades de SP e Tarcísio vence Haddad em 639

Confira como São Paulo votou no primeiro turno das eleições presidenciais e para o governo do estado.

Por Redação

05/10/2026 às 13:46

Presidente Lula (PT), Flávio Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT)

Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo e Marina Uezima/Brazil Photo Press/Agencia O GloboPablo Jacob/Governo do Estado de SP e Marina Uezima/Brazil Photo Press/Agencia O Globo

Com o fechamento das urnas e o encaminhamento das eleições presidenciais para o segundo turno, os dados do Tribunal Superior Eleitoral apontaram que o candidato do PL ao Planalto, Flávio Bolsonaro, obteve 56,1 milhões de votos (47,03%) em todo o país, enquanto o presidente e candidato à reeleição Lula (PT) recebeu 53,9 milhões (45,16%).

Flávio venceu Lula em 14 estados, além do Distrito Federal. Entre eles, o estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país.

Do total de 645 municípios em São Paulo, Flávio liderou em 605, 21 deles com mais de 200 mil habitantes, incluindo algumas cidades na região Metropolitana da capital, como Osasco e Guarulhos.

No total, o candidato do PL recebeu do estado paulista quase 13 milhões de votos.

Já Lula ficou na frente em 39 municípios. Oito deles tem mais de 200 mil habitantes — incluindo a capital, onde ficou com 46,5%. No total no estado, o petista conseguiu cerca de 9,5 milhões de votos.

Município registrou empate

No município de Trabiju, região central do estado, próximo a Araraquara, um empate deixou os dois candidatos com 574 votos cada e ambos com 46%. A cidade tem aproximadamente, segundo o IBGE, pouco mais de 1.700 habitantes.

Quanto à disputa ao governo estadual, Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi reeleito governador ao derrotar Fernando Haddad (PT) pela segunda vez consecutiva.

O republicano recebeu quase 14 milhões e meio de votos, ou 62%, contra quase 8 milhões e meio do petista, ou 36% em termos percentuais.

Tarcísio vence em 639 dos 645 municípios

O resultado mostrou uma ampla vantagem de Tarcísio na distribuição dos votos pelo estado. Ele venceu em 639 dos 645 municípios paulistas.

Haddad ganhou em apenas seis cidades, parte delas no Pontal do Paranapanema e Grande São Paulo.

Em relação à região Metropolitana da capital, o republicano venceu em 37 dos 39 munícipios, perdendo apenas em Diadema e Francisco Morato.

Na capital, o governador reeleito obteve 3,2 milhões de votos, contra 2,8 milhões do petista, uma diferença de cerca de 400 mil votos.

Fonte: CBN

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.