Home

/

Notícias

/

Notícias

/

Com “tempero” da política, Lavagem do Bonfim mantém tradições e aquece a fé em uma das festas mais populares da Bahia

Com “tempero” da política, Lavagem do Bonfim mantém tradições e aquece a fé em uma das festas mais populares da Bahia

Por Redação

15/01/2026 às 06:34

Imagem de Com “tempero” da política, Lavagem do Bonfim mantém tradições e aquece a fé em uma das festas mais populares da Bahia

Foto: Imagem Ilustrativa. Waltemy Brandão / Bahia Notícias

A tradicional Lavagem do Bonfim, celebrada nesta quinta-feira (15) em Salvador (BA), reuniu milhares de baianos, visitantes e fiéis vestidos de branco para um cortejo que percorre cerca de 8 km até a Basílica do Senhor do Bonfim, uma das festas religiosas e culturais mais importantes do estado. A celebração ocorre sempre na segunda quinta-feira do ano após a Festa de Reis e é marcada por devoção, fé e tradições que atravessam séculos.

O reitor da Basílica do Bonfim, padre Edson Menezes, destacou que a devoção ao Senhor do Bonfim — entendido como Jesus Cristo crucificado — continua sendo um elemento central para os fiéis que participam da festa, atraindo multidões para pagar promessas, rezar ou venerar a imagem venerada desde sua chegada ao Brasil no século XVIII.

Além do aspecto religioso, a Lavagem se consolidou como um importante elemento cultural e turístico da Bahia, com manifestações profanas, música, festa e também a presença de figuras políticas que aproveitam o evento como espaço para se aproximar do público.

A festa representa uma mescla de tradições religiosas, culturais e sociais, reforçando a identidade do povo baiano e sua forte relação com a fé e a história local.

Fonte: Bahia Notícias

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.