Salvador VLT

Home

/

Notícias

/

Entretenimento

/

Chamada de artigos para livro homenageia Dora Lucia Bertúlio, pioneira do direito antirracista no Brasil

Chamada de artigos para livro homenageia Dora Lucia Bertúlio, pioneira do direito antirracista no Brasil

Por Redação

16/09/2025 às 19:00

Imagem de Chamada de artigos para livro homenageia Dora Lucia Bertúlio, pioneira do direito antirracista no Brasil

Organizada pelos professores de Direito, Samuel Vida (UFBa) e Evandro Piza Duarte (UnB), junto ao advogado e doutorando Leonardo Queiroz (UnB), está aberta a chamada de artigos para a obra coletiva 'Direito e Relações Raciais: Estudos em Homenagem à Professora Dora Lucia Bertúlio'. 

A coletânea vai reunir pesquisas da comunidade acadêmica, jurídica e de movimentos sociais que dialoguem com o legado da homenageada, uma das fundadoras do pensamento jurídico antirracista no Brasil. O lançamento está previsto para fevereiro de 2026, mês em que se completa um ano de seu falecimento.

Dora Bertúlio é uma das principais referências do campo Direito e relações raciais. Autora da seminal dissertação 'Direito e relações raciais: uma introdução crítica ao racismo' (UFSC, 1989), foi uma das criadoras do SOS Racismo e personagem fundamental para implementação das cotas raciais na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde atuou como procuradora. Sua atuação extrapolou a academia: como Procuradora da Fundação Cultural Palmares e consultora, trabalhou incansavelmente pela reparação histórica.

Recentemente, integrou a Comissão de Juristas do Combate ao Racismo da Câmara dos Deputados. De acordo com os organizadores, "o livro leva o nome de sua principal obra, sintetizando um campo de estudo que ela ajudou a construir".

Eles também apontam que o legado de Dora Bertúlio é vivo em iniciativas como o Programa Direito e Relações Raciais (PDRR/UFBA), fundado pelo professor Samuel Vida, e o Núcleo Maré (UnB), coordenado pelo professor Evandro Piza, ambos organizadores desta homenagem.

"Reunir a produção intelectual inspirada por Dora Lúcia Bertúlio é uma forma de manter viva sua luta e atualizar suas ferramentas de combate ao racismo", afirma o advogado Leonardo Queiroz. 

Para Samuel Vida “esta obra significará mais que uma justa homenagem à memória e ao legado de Dora Lúcia Bertúlio, pois contribuirá para o avanço teórico e prático da mobilização jurídica contra o racismo, neste momento em que o CNJ consolida o Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial e descortina uma nova perspectiva para o engajamento do Sistema de Justiça na busca por igualdade racial. Através da reunião intergeracional de intelectuais, juristas e militantes da luta pela igualdade, teremos um valioso contributo para repensar o direito brasileiro e torná-lo eficaz às aspirações por igualdade racial, além de reorientar a prática jurídica para fazer frente às demandas emancipatórias por justiça”.

Como Participar:

Os interessados em contribuir com a coletânea devem submeter seus artigos até o dia 15 de outubro de 2025, seguindo as diretrizes do edital completo, disponíveis neste link https://forms.gle/8D2dAweQUieZa2fx8

As submissões e dúvidas devem ser encaminhadas para [email protected]

Contatos para a imprensa:
Leonardo Queiroz
[email protected]
71 991636036
___
Samuel Vida
[email protected]
61 98285-3140

Sobre os Organizadores:

Leonardo Queiroz é advogado, mestre e doutorando em Direito, Estado e Constituição pela Universidade Brasília (UnB) e coordenador do Instituto de Direitos Humanos João Cândido (IDHJC)

Samuel Vida é advogado, mestre e doutor em Direito, Estado e Constituição pela Universidade Brasília (UnB), professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBa), coordenador do Programa Direito e Relações Raciais (PDRR/UFBa) e militante histórico do movimento negro brasileiro;

Evandro Piza Duarte é mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente leciona no Programa de Pós-Graduação em Direito, no Programa de Mestrado Profissional em Direito (PPGDMP), e no Programa em Direitos Humanos (PPGDH), todos na UnB.

ALBA
logo

Informação com imparcialidade

Siga

Política Bahia © Copyright 2025

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.