03 de Julho de 2025

Editora da UFBA lança 5º volume da série “História da Medicina na Bahia"

A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) lança, na próxima quarta-feira (9), o quinto volume da série "História da Medicina na Bahia", intitulado História da Medicina: a história da Bahia contada pelas lutas em saúde. Durante o evento, que acontece às 17h, no auditório 3 da Faculdade de Medicina da UFBA, no Vale do Canela, será realizada também uma roda de conversa. Em seguida, a partir das 18h30, acontecem as vendas e congratulações no Espaço Cultural Cardozão.

O debate contará com a mediação do professor Eduardo Borges dos Reis e trará reflexões a partir de quatro capítulos da obra, que abordam experiências marcadas por desigualdades e resistência: o albinismo, a doença falciforme, as condições de vida no passado de Salvador e a saúde das marisqueiras. Estarão presentes representantes da Associação das Marisqueiras, da Associação Baiana das Pessoas com Doença Falciforme (Abadfal) e da Associação das Pessoas com Albinismo na Bahia (Apalba).

A publicação reúne textos de estudantes, técnicos administrativos em educação e docentes de diversas áreas da UFBA, como Medicina, História, Ciências Sociais e Saúde Coletiva. Com um olhar interdisciplinar, o livro aborda temas muitas vezes negligenciados pelas narrativas tradicionais da história da saúde, trazendo à tona personagens, práticas e territórios invisibilizados. São 20 capítulos que tratam de assuntos como parto natural, febre amarela, alcoolismo, cegueira e a história da loucura na Bahia, com sensibilidade crítica e atenção aos contextos sociais.

“Nosso olhar sobre a história da saúde e Medicina na Bahia vai assim se adensando, através de objetos de investigação que explicam diferentes aspectos da sociedade. É quando questões de saúde revelam não só as lutas pelo combate e tratamento às enfermidades, como também todas as conquistas no âmbito das políticas públicas voltadas ao cuidado e ao bem-estar da população. São lutas que envolvem toda a sociedade, que compõem a base das transformações históricas, de modo que este diálogo transdisciplinar revela uma história social com ampla atenção às vozes de seus sujeitos, às pessoas acometidas de enfermidades, os pesquisadores e as instituições”, diz a historiadora e professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Priscila Gomes Corrêa, autora do prefácio do livro.

Whatsapp

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos