28 de Abril de 2025

Salvador Acolhe: atendimentos em saúde para crianças e adolescentes crescem 60% no Carnaval

Quase 700 atendimentos clínicos foram realizados no Programa Salvador Acolhe nos seis dias oficiais do Carnaval 2025, resultando no aumento de 60% quando observado o mesmo período do ano anterior. A iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) conta com parceria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nas estruturas de cinco escolas municipais que abrangem o programa, voltado para o acolhimento de crianças e adolescentes, filhos de trabalhadores ambulantes, com idades entre 0 e 17 anos.

Nesses locais, foram oferecidos de forma ininterrupta serviços como avaliação médica; prescrição e dispensação de medicamentos; orientação de saúde às equipes locais; e acompanhamento antropométrico (peso e altura). Além disso, foi feita a identificação e encaminhamento de crianças para serviços especializados e de urgência.

Para o secretário da SMS, Rodrigo Alves, esta ação reflete o compromisso da pasta com a saúde da criança durante todo o ano. "O cuidado com a população infanto-juvenil é uma das nossas principais prioridades e esse serviço foi cumprido com dedicação e afeto pelas equipes de saúde de plantão. Garantir a proteção, bem-estar físico e emocional dos pequenos nesse período do Carnaval nos deu imensa satisfação e permitiu que pais e/ou responsáveis trabalhassem com tranquilidade. Vamos aprimorar cada vez mais esse projeto", destacou.

Atenção especial – Os sintomas mais comuns identificados pela equipe multiprofissional – composta por médico (a), enfermeiro (a), e técnico (a) de enfermagem –, foram resfriados, lesões de pele e dores, como de cabeça, joelho e garganta. A maioria desses casos foi solucionado na própria estrutura do programa.

Houve ainda ocorrências que demandaram atendimento especializado, sendo realizado o agendamento pela equipe e informado à família da criança. Do total, 40 casos foram encaminhados para especialistas, principalmente pediatra, neuropediatra e dermatologista. As crianças continuam a ser acompanhadas, já que é feita a vinculação delas e dos familiares à Rede de Atenção à Saúde do município para monitoramento das condições de saúde.

Saúde bucal – O Programa Salvador Acolhe também contou com atendimento em saúde bucal em todas as escolas. Foram 848 atendimentos odontológicos clínicos e 1.882 procedimentos executados, um crescimento de 48% e 61% dos atendimentos, respectivamente, em comparação com o ano passado. Além disso, foram realizadas atividades de escovação supervisionada e distribuição de kits de higiene bucal.

Nos Odontomóveis ocorreram 748 consultas em todos os dias de folia, com aumento de 129% quando relacionado a 2024. Destaca-se que os casos urgentes tiveram encaminhamento para a Unidade de Atendimento Odontológico (UAO) do Dique do Tororó, que funciona 24h.

Localização – As estruturas do projeto foram montadas em escolas municipais localizadas nos bairros Chame-Chame, Garcia, Rio Vermelho, Pelourinho e Ondina, com capacidade de acolher 600 crianças e adolescentes por dia de Carnaval.

 

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Whatsapp

Ultimas notícias

Galeria

Bahia Farm Show apresenta exposição fotográfica sobre as belezas do Oeste da Bahia
Exposição aproximará startups agrícolas de investidores privados
Ver todas as galerias

Artigos