PGR pede ao STF abertura de inquérito para investigar Janones
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta sexta-feira (1°) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito contra o deputado federal André Janones (Avante-MG). A procuradoria pede autorização para investigar o parlamentar pelos crimes de associação criminosa e peculato.
O pedido foi encaminhado ao Supremo após reportagens jornalísticas publicadas nesta semana e notícias-crime protocoladas por políticos de oposição informarem que Janones teria enviado áudios, por meio do Whatsapp, a ex-assessores solicitando o repasse de parte dos salários para ajudar em campanhas eleitorais. Os fatos teriam ocorrido a partir de 2019.
De acordo com a vice-procuradora-geral da República, Ana Borges Coêlho Santos, o inquérito vai apurar se o deputado cometeu a prática popularmente conhecida como “rachadinha”.
"Não se pode descartar, lado outro, a possibilidade de o deputado federal André Luís Gaspar Janones ter exigido, para si, diretamente, em razão do mandato parlamentar, vantagens econômicas indevidas dos assessores e ex-assessores, como condição para a sua manutenção nos cargos em comissão em seu gabinete", afirmou.
A Agência Brasil entrou em contato com o gabinete de Janones e aguarda retorno.
Informações da Agência Brasil / Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Ultimas notícias
“Federação União Progressista nasce para ajudar a construir uma alternativa para o Brasil”, afirma ACM Neto
19/08/2025 16:00Ivan Cordeiro cobra urgência em obras no Anel Viário de Vitória da Conquista após morte em acidente
19/08/2025 15:30Partidos se reúnem e planejam lançar Comitê em defesa de lideranças de esquerda da capital
19/08/2025 15:00Capitão Alden apresenta projeto para suspender decreto de Lula sobre primeira infância
19/08/2025 10:00Prefeitura de Nova Redenção revoga edital de limpeza urbana após pedido de impugnação do SindilimpBA
19/08/2025 09:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos