PEC do STF: A reação de Jaques Wagner após receber o recado dos ministros do Supremo
O senador Jaques Wagner (PT-BA) votou favoravelmente à proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita decisões monocráticas na Suprema Corte. De acordo com a colunista do Estadão, Eliane Cantanhêde, colunista do Estadão, os ministro do Supremo avaliam que o endosso de Jaques Wagner à PEC é uma “traição rasteira”.
Wagner justificou o voto como “estritamente pessoal”. Ele disse que a PEC é necessária para garantir o equilíbrio entre os poderes.
A decisão de Wagner causou polêmica. Ministros do STF criticaram o voto do senador. Integrantes do tribunal chegaram a telefonar para a cúpula do governo para cobrar explicações.
Eis a declaração de Jaques Wagner:
Esclareço que meu voto na PEC que restringe decisões monocráticas do STF foi estritamente pessoal, fruto de acordo que retirou do texto qualquer possibilidade de interpretação de eventual intervenção do Legislativo. Como líder do Governo, reafirmei a posição de não orientar voto, uma vez que o debate não envolve diretamente o Executivo.
Reforço aqui meu compromisso com a harmonia entre os Poderes da República e meu total respeito ao Judiciário e ao STF, fiador da democracia brasileira e guardião da Constituição.
Inrformações da Gazeta Brasil / Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados
Ultimas notícias
MBL realiza congresso estadual na Bahia neste sábado
12/05/2025 18:00Mercado imobiliário baiano tem crescimento de 8,6% de unidades vendidas em fevereiro
12/05/2025 17:00Leo Prates reafirma apoio a ACM Neto e defende coerência na política: "Princípios não se negociam"
12/05/2025 16:00CBF anuncia Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira
12/05/2025 14:00‘PP está de portas abertas para recebê-los’, diz Cacá Leão sobre dissidentes do PDT
12/05/2025 12:00Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos