Milei adota tom diplomático e convida Lula para posse em 10 de dezembro
O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, diminuiu o tom e fez um convite por tabela ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comparecer à cerimônia de posse no dia 10 de dezembro, em Buenos Aires. O libertário argentino fez críticas aguerridas contra o petista ao longo da campanha eleitoral, e chegou a dizer que não falaria com ele durante o novo governo.
Em resposta, Lula também não ligou a Milei para parabenizar pela vitória, e um dos ministros mais próximos, Rui Pimenta, chegou a recomendar que o presidente não ligue para ele antes de receber um pedido de desculpas pelas ofensas recebidas. A falta de uma ligação do presidente brasileiro para o eleito argentino interrompeu uma tradição histórica.
“Se Lula quiser vir, será bem recebido. Ele é o presidente do Brasil”, disse Milei em entrevista ao canal TodoNotícias nesta quarta (22). O convite ainda não foi oficializado.
O convite a Lula foi feito dias depois de Milei convidar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a cerimônia de posse. Bolsonaro confirmou presença e pretende levar, entre outras pessoas, a ex-primeira-dama, Michelle, e os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Jorginho Mello (PL-SC), Ronaldo Caiado (União-GO) e Ratinho Jr. (PSD-PR).
A presença de Bolsonaro levou o assessor especial de Lula para assuntos exteriores, Celso Amorim, a recomendar que ele não viaje a Buenos Aires para a posse de Javier Milei. Apesar de não mencionar diretamente o ex-presidente, Amorim considerou “muito difícil” a presença do petista “independente de outros convites” que o eleito argentino tenha feito.
“Eu acho que ele [Lula] não deve ir”, afirmou à GloboNews. Já ao jornal O Globo, Amorim justificou pelo presidente ter sido “ofendido pessoalmente”, mas afirmou que “o Estado brasileiro estará representado”.
Além do próprio Lula ter quebrado a tradição de ligar para o presidente eleito argentino, Milei também se diferenciou e anunciou as primeiras viagens aos Estados Unidos e a Israel. Normalmente, o Brasil é o primeiro país visitado, por conta das relações diplomáticas e comerciais muito estreitas entre os dois países.
Informações da Gazeta do Povo / Foto: Eliana Obregón/Télam
Ultimas notícias
Leo Prates reafirma apoio a ACM Neto e defende coerência na política: "Princípios não se negociam"
12/05/2025 16:00Programa Caminhos da Leitura realiza atividades gratuitas para crianças com foco nas brincadeiras
12/05/2025 15:30CBF anuncia Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira
12/05/2025 14:00‘PP está de portas abertas para recebê-los’, diz Cacá Leão sobre dissidentes do PDT
12/05/2025 12:00Jornalista Fábio Costa Pinto é reeleito para o conselho da ABI e representará a Bahia na nova diretoria
12/05/2025 10:30Ver todas as notícias
Galeria
Artigos
Por uma pesca com mais prestígio político
15/03/2023 16:50Negros não podem ser indicados ao TCM?
07/02/2023 10:00Ver todos os artigos